A Sala de Imprensa do Vaticano informou no dia 8 de março que o Papa Francisco nomeou como novo bispo de Rumbek (Sudão do Sul) o missionário comboniano de origem italiana Christian Carlassare. A nomeação é uma alegria para a diocese que esperou a nomeação do seu novo pastor durante 10 anos.

Dom Carlassare, de 43 anos, sucede no cargo a Dom Caesar Mazzolari, também missionário comboniano, que faleceu repentinamente aos 74 anos durante a celebração de uma Missa em 16 de julho de 2011, uma semana depois da independência do Sudão do Sul.

Após a morte de Dom Mazzolari, o Pe. Fernando Colombo assumiu a liderança da Diocese de Rumbek como Administrador. Em 2013, o Cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, responsável pelos territórios de missão, nomeou o Pe. John Mathiang como seu substituto.

Numa mensagem enviada à ACI África, agência do grupo ACI, Dom Carlassare afirmou que “Deus é um Deus de surpresas. E suas surpresas, mesmo que sejam um desafio, sempre trazem uma bênção”.

“Não esperava esta nomeação, mas a recebo com espírito de fé e disponibilidade. Espero que o plano amoroso de Deus para a Igreja em Rumbek e no Sudão do Sul seja cumprido”, acrescentou.

“Agradeço ao Papa Francisco e à Igreja pelo amor e confiança demonstrados me chamando para o ministério episcopal ao me nomear como Bispo de Rumbek”, disse Dom Carlassare, que até agora era Vigário-Geral da Diocese de Malakal.

Dom Christian Carlassare nasceu em 1º de outubro de 1977 em Schio, Vicenza (Itália). Frequentou um curso de orientação no Seminário dos Missionários Combonianos de Thiene, em Vicenza. Fez o postulantado e os estudos filosóficos em Florença, na Faculdade de Teologia da Itália Central e o noviciado em Venegono Superiore.

Ele estudou missiologia entre 2003 e 2004 na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, fez os votos solenes em 2003 e foi ordenado sacerdote em 4 de setembro de 2004.

Estudou inglês entre 2004 e 2005 e viajou para o Sudão do Sul para aprender o idioma Nuer na Paróquia da Santíssima Trindade no estado de Jonglei. Foi membro do Secretariado de Animação Vocacional e Formação Básica entre 2011 e 2019, conselheiro provincial dos Missionários Combonianos no Sudão do Sul entre 2012 e 2019, Secretário do Conselho Provincial dos Missionários Combonianos entre 2014 e 2016.

Foi também vice-provincial no Sudão do Sul entre 2017 e 2019, promotor vocacional e diretor do curso de orientação (pré-postulantado) para os Missionários Combonianos em Moroyok (Juba) entre 2017 e 2020. Desde 2020 era vigário-geral da Diocese de Malakal.

Confira também: