O templo histórico, que data de cerca de 1639, era chamado de “Capela Sistina” do estado deA igreja de São Tiago Apóstolo no povoado de Nurio, no estado mexicano de Michoacán, foi destruída por um incêndio em 7 de março. Michoacán.

A igreja continha obras importantes e históricas da arte indígena conservadas por séculos.

Alejandra Frausto, secretária de Cultura do Governo do México, lamentou a destruição da igreja por meio de sua conta oficial no Twitter.

“Imagens devastadoras do incêndio no Templo de São Tiago Apóstolo em Nurio, município de Paracho, Michoacán. Um dos templos mais bonitos do mundo. Forneceremos todo o suporte necessário”, escreveu.

 “Unimo-nos em oração à comunidade de Nurio, município de Paracho, Michoacán, pela dor profunda devido ao incêndio de sua Igreja de São Tiago Apóstolo", disse a Arquidiocese de Morelia, na capital do estado de Michoacán. A igreja é uma das "mais belas e rústicas" dessa região, onde vivem os índios purépechas, segundo a Arquidiocese.

"As razões do incêndio ainda são desconhecidas", continuou, e o telhado "foi a parte mais afetada do único templo no México com arte nova-hispânica purépecha". O templo, que "hoje está praticamente reduzido a cinzas”, era “uma joia arquitetônica de valor incalculável”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: