O Vaticano publicou a nomeação feita pelo Papa Francisco da biblista Ir. Nuria Calduch-Benages, religiosa das Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré, como secretária da Pontifícia Comissão Bíblica.

A Pontifícia Comissão Bíblica é o órgão da Cúria Vaticana encarregado de promover o estudo da Bíblia, contrastar as interpretações errôneas da Sagrada Escritura e resolver os problemas que possam surgir nos estudos bíblicos.

O órgão foi criado através da Carta Apostólica Vigilantiae studiique, de 30 de outubro de 1902, do Papa Leão XIII, e foi reformado em virtude do Motu Proprio Sedula cura, de 27 de junho de 1971, durante o Pontificado de Paulo VI.

Irmã Calduch-Benages nasceu em Barcelona, em 26 de março de 1957, e é professora de Antigo Testamento na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

É formada em Filosofia e Letras pela Universidade Autônoma de Barcelona (1979); entre 1979 e 1985 ela foi professora de ensino médio; entre 1979 e 1981 estudou Teologia na Faculdade de San Pacià de Barcelona; obteve o bacharelado em Teologia em 1987 na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma; em 1990 obteve a licenciatura em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico de Roma.

Em 13 de janeiro de 1995, defendeu tese de doutorado em Sagrada Escritura no Pontifício Instituto Bíblico. Nesse ano foi nomeada professora adjunta da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana.

Em 2008 foi nomeada perita da XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja.

Em 2010 foi nomeada Professora Ordinária da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Gregoriana e, em 2019, membro do Conselho Científico da Biblioteca Universitária.

Confira também: