O Papa Francisco está trabalhando com a hipótese de uma viagem apostólica ao Líbano, embora não tenha especificado a data.

Durante a entrevista coletiva aos jornalistas que o acompanharam no voo de volta a Roma, depois de sua viagem ao Iraque, o Papa lembrou do seu desejo de visitar o Líbano, país do Oriente Médio.

Sua intenção foi expressa em 24 de dezembro de 2020, em uma carta dirigida ao Cardeal Béchara Boutros Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas, presidente da Assembleia dos Patriarcas e Bispos Católicos do Líbano. Naquela carta, o Pontífice expressou seu "carinho pelo amado povo libanês, ao qual pretendo visitar o quanto antes".

Durante a coletiva no voo, perguntou-se ao Papa Francisco se pensa em viajar para a Síria, país que sofre uma guerra interna há cerca de dez anos e onde os cristãos também foram perseguidos pelo Estado Islâmico e outros grupos jihadistas.

“Não pensei porque não tive esta inspiração, mas estou muito próximo da martirizada e amada Síria, como eu a chamo. Lembro-me, no início do pontificado, naquela tarde de oração na Praça de São Pedro, havia o terço, adoração do Santíssimo. Mas quantos muçulmanos com tapetes no chão estavam rezando conosco. Todos pela paz na Síria, para parar o bombardeio, no momento em que foi dito que haveria um bombardeio feroz. Levo a Síria no meu coração. Mas pensar em uma viagem, ainda não me veio à mente neste momento”, foi a sua resposta.

Confira também: