O sacerdote Jorge Enríquez, que foi superior da Companhia de Jesus em La Rioja (Espanha), foi condenado pelo Tribunal Provincial de Oviedo a sete anos e três meses de prisão, sendo considerado culpado de abusar sexualmente de uma menor.

Enríquez foi acusado em 2019 de abusar sexualmente de uma menor, aluna da Escola Imaculada Concepción de Gijón, desde que ela tinha 14 até que fez 18 anos.

Depois de ouvir a denúncia em janeiro de 2019, os jesuítas separaram Enríquez "do contato com menores".

A sentença ao jesuíta espanhol, publicada no dia 2 de março, também o obriga a pagar 15 mil euros a título de indenização e a se afastar da jovem, que atualmente tem 26 anos.

O jesuíta condenado poderia recorrer ao Superior Tribunal de Justiça das Astúrias.

Em nota divulgada em 2 de março deste ano, a Companhia de Jesus na Espanha afirmou que “respeita a decisão judicial e deseja que contribua para fazer justiça. A possibilidade de recurso está nas mãos do acusado e da acusação”.

Os jesuítas também reiteraram seu pedido de perdão à vítima e à sociedade "pela dor que um membro da Companhia de Jesus possa ter lhe causado”.

“Terminado o processo judicial, retomaremos o processo canônico que começou quando tomamos conhecimento da situação e foi interrompido com o início do processo civil”, indicou a Companhia de Jesus.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: