Investigadores do Departamento de Defesa dos EUA identificaram os restos mortais do Capelão do Exército dos EUA e Servo de Deus Emil Kapaun enterrado junto com soldados desconhecidos da Guerra da Coreia num cemitério do Havaí.

“Espero que todos estejam tão entusiasmados quanto nós”, disse à CNA o Padre John Hotze, da Diocese de Wichita.

Ray Kapaun, sobrinho do Servo de Deus, disse que “não há palavras para explicar nossos sentimentos”.

“Eu sei que há um monte de milagres que foram atribuídos a ele, ou estão em investigação para ser atribuídos a ele, mas eu acho que todos veem isto como um milagre”, disse Ray Kapaun, sobrinho do Servo do Deus.

O padre foi capelão durante a Segunda Guerra Mundial e ficou conhecido por seu serviço com o Oitavo Regimento de Cavalaria do Exército dos EUA na Guerra da Coreia. Depois de ter sido feito prisioneiro, ele serviu os demais prisioneiros num campo de prisioneiros de guerra onde morreu em 23 de maio de 1951.

Muitos cadáveres de soldados americanos foram transferidos da Coreia para o cemitério havaiano onde foram identificados os restos do Padre Kapaun., mas pensava-se que o Padre Kapaun estivesse enterrado na Coreia do Norte em lugar desconhecido.

O Bispo Carl Kemme de Wichita comemorou a descoberta: “Foi uma alegre e excitante surpresa para a Diocese de Wichita que os restos mortais do Padre Kapaun tenham sido recuperados depois de tantos anos e continuamos ansiosos pela continuação do processo de canonização.”

O Padre Hotze, que atua como delegado episcopal da causa de beatificação de Kapaun, disse que o processo está “em uma fase de espera” por causa da pandemia de Covid-19.

Em 1993, Kapaun foi declarado “Servo de Deus,” primeiro passo no caminho de ser declarado santo. Uma reunião chave da Congregação para a Causa dos Santos para o caso estava marcada para março de 2020, mas foi adiada por causa da chegada da pandemia à Itália.

“Ele verdadeiramente seguiu o exemplo de Cristo. Pode-se ver a vida, a paixão e a morte de Cristo no Padre Kapaun.”

Kapaun nasceu em Pilsen, Kansas em 1916, e foi ordenado padre em 1940. Durante a Segunda Guerra Mundial ele ministrava os sacramentos no Campo de Pouso do Exército instalado em Harrington, perto de sua cidade natal. Em 1944 tornou-se capelão do Exército e serviu na Índia e na Birmânia (Atual Myanmar) até o fim da guerra.

Foi quando ganhou fama de coragem. Várias vezes, quando seu jipe foi danificado, ele foi ao encontro dos soldados em combate de bicicleta. Kapaun seguia o som dos tiros de canhão para encontrar quem precisasse dele.

Depois da Guerra Kapaun estudou na Universidade Católica da América e serviu em algumas paróquias. Em 1948, os Estados Unidos fizeram uma convocação para que capelães militares voltassem ao serviço e Kapaun se apresentou. Depois de servir em algumas bases nos EUA e no Japão, foi enviado para Coréia.

Durante a Batalha de Unsan, em novembro de 1950 trabalhou incansavelmente para consolar e resgatar feridos do campo de batalha. Um dos feridos era um soldado chinês que ajudou Kapaun a negociar uma rendição depois que ele ficou cercado pelos inimigos. O padre foi levado como prisioneiro de guerra.

Mesmo assim, o Padre Kapaun ajudou os outros. Ele carregou um prisioneiro americano ferido que não conseguia andar por mais de 45 quilômetros até o campo de prisioneiros. O soldado pesava 10 quilos a mais do que o padre e, se não conseguisse acompanhar seus captores, seria morto.

No campo de prisioneiros em Pyoktong, uma aldeia bombardeada, os soldados americanos sofriam de má-nutrição, disenteria e falta de agasalho num inverno extremamente frio. Kapaun lavava as roupas deles, buscava água e cuidava das feridas dos soldados. À noite, ele ficava acordado até tarde escrevendo cartas em nome de seus companheiros presos. Muitos dos prisioneiros que voltaram para os EUA disseram que o padre os ajudou a sobreviver no duro inverno.

O Padre Kapaun celebrava missas, ouvia confissões e ministrava sacramentos aos soldados.

Quando Kapaun contraiu pneumonia e um coágulo de sangue na perna teve tratamento médico recusado, o que acabou levando-o à morte.

Pela bravura em Unsan, Kapaun recebeu postumamente a Medalha de Honra do Congresso, a mais alta condecoração militar dos EUA, em 2013.

Todo mês de junho, peregrinos andam de Wichita à cidade natal de Kapaun, Pilsen, para celebrar a marcha do capelão militar ao campo de prisioneiros.

Mais em

“As pessoas se inspiram pelo que ele foi capaz de fazer”, disse Hotze. “Ele nasceu pouco antes da depressão. Cresceu durante a depressão como fazendeiro pobre do Kansas. A família não tinha nada e ele foi capaz de fazer grandes coisas com nada.”

“Ele usou o que tinha e pôs a serviço de Deus e dos outros. Eu acho que ele é um exemplo perfeito paraa cada um de nós que nos esforçamos para ser santos”, disse o bispo.

Confira também: