O Papa Francisco pediu em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que "as mulheres sejam respeitadas e protegidas".

Além disso, o Santo Padre agradeceu "de coração a todas as mulheres, especialmente as do Iraque" que "continuam a dar vida não obstante os abusos e as feridas".

Assim indicou o Santo Padre através de uma mensagem em sua conta oficial no Twitter @Pontifex_pt, ao concluir a sua histórica viagem apostólica ao Iraque realizada de 5 a 8 de março.

 

Como já fez em outras ocasiões, o Papa Francisco utilizou sua conta na rede social Twitter para elogiar as mulheres no Dia Internacional que se celebra todos os anos em 8 de março.

Em várias ocasiões, o Santo Padre falou sobre a dignidade da mulher.

Foi o que aconteceu em fevereiro de 2021, quando o Papa dedicou sua intenção de oração mensal pelas "mulheres vítimas de violência".

No vídeo, o Pontífice denunciou que “as diversas formas de maus-tratos que muitas mulheres sofrem são uma covardia e uma degradação para toda a humanidade. Para os homens e para toda humanidade”.

“Os testemunhos das vítimas que se atrevem a quebrar o silêncio são um grito de socorro que não podemos ignorar. Não podemos olhar para o outro lado”, exortou o Papa convidando a rezar “pelas mulheres que são vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e o seu sofrimento seja considerado e escutado por todos”.

Nesse sentido, em 1º de janeiro de 2020, o Santo Padre advertiu que “toda a violência infligida à mulher é profanação de Deus, nascido de uma mulher”.

Foi o que disse durante a homilia da Missa da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, celebrada no primeiro dia do ano 2020 na Basílica de São Pedro do Vaticano, ocasião em que lamentou que as mulheres sejam "continuamente ofendidas, espancadas, violentadas, induzidas a prostituir-se e a suprimir a vida que trazem no seio”.

Em outra ocasião, durante uma audiência no Vaticano em 8 de março de 2019, o Papa Francisco destacou que “é a mulher embeleza o mundo, o protege e o mantém em vida” por isso “se amamos o futuro, se sonhamos com um futuro de paz, devemos dar espaço às mulheres”.

“Hoje, 8 de março, gostaria de dizer algo sobre a contribuição insubstituível das mulheres na construção de um mundo que seja uma casa para todos. A mulher embeleza o mundo, o protege e o mantém em vida. Traz a graça que faz novas todas as coisas, o abraço que inclui, a coragem de doar-se”, disse ele em 2019.

Um ano depois, o Santo Padre voltou a utilizar a sua conta oficial no Twitter para elogiar a mulher, destacando uma das características que considera mais importantes.

“É próprio da mulher tomar a peito a vida. A mulher mostra que o sentido da vida não é continuar a produzir coisas, mas tomar a peito as coisas que existem”, escreveu o Papa em 8 de março de 2020.

 

Mais em

Da mesma forma, em uma de suas homilias na Missa diária na Casa Santa Marta celebrada em 2017, afirmou que “a mulher não existe para lavar a louça” e acrescentou: “Não: a mulher é para trazer harmonia. Sem a mulher não há harmonia... o homem não traz harmonia: é ela. É ela que traz a harmonia, que nos ensina a acariciar, a amar com ternura e que faz do mundo uma coisa bela”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: