A preparação da missa com o Papa é a experiência de uma vida. Cerca de 250 jovens voluntários de Erbil trabalharam duro nesta manhã preparando os locais para convidados especiais e tentando seguir as várias indicações do estádio Franso Harari, onde o Papa Francisco presidiu a missa para dez mil pessoas.

José tem 18 anos e afirmou ao grupo ACI: “esta é a oportunidade de uma vida", explica ele, "ter a oportunidade de trabalhar para o Santo Padre que vem à nossa terra. Eu ainda não posso acreditar”, afirmou.

Por sua parte, a voluntária Matilda de 16 anos afirmou: "Sinto que estamos seguindo o Evangelho, "o que você obteve de graça, dê-o de graça", especialmente quando fazemos isso por um homem de Deus como o Papa Francisco".

Hannah de 17 anos de idade, que também foi voluntária em Erbil, partilhou que "a visita do Papa não será apenas um momento”.

Segundo a jovem, “esta será uma fonte de esperança para nós, para os jovens, para todos no Curdistão." Sarah disse ainda: "Eu realmente espero que o Papa inspire nosso povo a ficar. De qualquer forma, essa experiência permanecerá em nossos corações e será inesquecível".

Esta é a esperança dos jovens, de todos os jovens que são a maioria no Iraque.

O jovem José reitera: "Também eu espero que, após a visita do Papa, nossa geração se convença a ficar, espero que sim".

A região curda tem a menor taxa de emigração no Iraque, mas de acordo com uma fonte da Arquidiocese de Erbil, "os migrantes são na sua imensa maioria cristãos e majoritariamente composta por jovens".

Confira: