Durante sua visita à cidade de Qaraqosh em 7 de março, o Papa Francisco presenteou a Catedral da Imaculada Conceição com um ícone da Virgem Maria que pertenceu à Princesa Anastasia da Rússia.

No terceiro dia de sua viagem apostólica ao Iraque, o Santo Padre visitou a comunidade de Qaraqosh, uma cidade “mártir” que caiu sob o controle dos jihadistas entre 2014 e 2016. O Papa foi recebido por um grande grupo de fiéis na igreja, também conhecida como Catedral de Al-Tahira.

Após o seu discurso e a oração do Ângelus, o Pontífice entregou uma cópia do ícone de Nossa Senhora Hodegétria de Smolensk (Rússia) ao Patriarca Ignace Youssif Younan III.

A Santa Sé indicou que, segundo a tradição, a imagem original foi pintada “pelo próprio São Lucas Evangelista para a comunidade cristã de Antioquia” e assinalou que os fiéis costumam recorrer à imagem de Nossa Senhora Hodegétria para “invocar a paz e a harmonia” e “para não sucumbir aos opressores”.

A imagem da Virgem foi enviada à Rússia como um presente para a princesa Anastasia, e em 1101 foi levada por Vladimir II à Catedral da Dormição da Santíssima Mãe de Deus.

O presente do Santo Padre é simbólico para o Iraque, onde a comunidade cristã foi atingida pela perseguição, discriminação e martírio.

Segundo os dados divulgados pela Sala de Imprensa do Vaticano, entre 2003 e 2015 foram assassinados 1.200 cristãos e 62 igrejas foram danificadas ou destruídas pela ofensiva do Estado Islâmico.

Atualmente, o país tem uma população de 38 milhões 836 mil habitantes, a maioria muçulmana (sunitas e xiitas). Os cristãos representam uma minoria, articulados nas comunidades caldeias, siríacas, armênias, latinas, melquitas, ortodoxas e protestantes. Os católicos são 590 mil fiéis, segundo dados do Escritório Central de Estatística da Igreja.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: