O Cardeal Nasrallah Pierre Sfeir, Patriarca da Antioquia dos Maronitas (Líbano) explicou por quê, apesar do rito Maronita admitir, os sacerdote casados não são uma solução para a falta de clero.

Durante sua intervenção na tarde de quinta-feira, o Patriarca assinalou que "a metade de nossos sacerdotes diocesanos estão casados. Mas terá que reconhecer que se o matrimônio dos sacerdotes resolve um problema, também cria outros graves".

O cardeal libanês explicou que "um sacerdote casado tem o dever de ocupar-se de sua esposa e de seus filhos, de lhes assegurar uma boa educação, de lhes garantir o futuro". "Outra dificuldade para um sacerdote casado pode ser a de não entender-se com seus paroquianos. Apesar isso, seu bispo não pode transferi-lo devido à impossibilidade de que sua família se desloque com ele".

O Patriarca reconheceu que no rito Maronita estes sacerdotes "preservaram a fé do povo junto ao qual compartilharam uma vida dura"; mas recordou que "o celibato é a jóia mais preciosa do tesouro da Igreja Católica".