Cardeais e bispos participantes do Sínodo da Eucaristia destacaram a necessidade da disciplina -junto à catequese e a espiritualidade- como um dos caminhos para recuperar a reverência eucarística.

O Cardeal Antonio Rouco Varela, Arcebispo de Madri, assinalou que logo depois "da antítese ao Concílio que representaram as interpretações radicalmente secularizadoras do conteúdo, significado e das formas celebrativas do Sacramento Eucarístico"; assim como "a rêmora que supôs o questionamento eclesiológico da reforma litúrgica por parte de pequenos grupos", "encontramo-nos, pois, na hora de uma nova síntese doutrinal e pastoral, esclarecedora e superadora dessas antíteses".

Para isso, o Cardeal espanhol propôs "uma pedagogia canônica e pastoral, cuidadosa e respeitosa da comunhão eclesiástica que elimine o subjetivismo e a arbitrariedade nas formas da celebração e do culto eucarístico.

Por sua vez, o Cardeal Francis Arinze, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos destacou a necessidade de recuperar o "ars celebrandi" (a arte da celebração), que "ajuda ao sacerdote a manter uma postura disciplinada e cheia de fé durante a Missa. Por um lado, não pode isolar-se dos presentes, e por outro, não deve ser um protagonista que oferece espetáculo".

"Por isso concerne a quem participa na celebração eucarística, os coroinhas, leitores, o coro, etc. o ‘ars celebrandi’ exige boa preparação, fé, humildade e uma atenção constante ao mistério sagrado, mais que a gente mesmo", acrescentou.

"Graças a uma autêntica compreensão do papel das normas litúrgicas –prosseguiu o Cardeal Arinze-, a celebração não se converte em algo corriqueiro, nem se desacraliza. Deste modo, o povo de Deus volta para casa nutrido pelo alimento apropriado, com frescor espiritual e disposto a evangelizar".

O Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, Dom. William Joseph Llevada, propôs, no mesmo sentido, "que o Sínodo faça sua a recomendação de pedir que se prepare um programa pastoral –não para impô-lo mas sim para propor aos que pregam nas celebrações eucarísticas dominicais- apoiado na divisão em três anos do Lecionário, ligando a proclamação da doutrina da fé aos textos bíblicos nos quais essas verdades estão enraizadas e utilizando como referente o Catecismo da Igreja Católica e seu compêndio publicado recentemente".