Para assinalar a visita do Santo Padre ao, a Fundação AIS vai lançar um programa de apoio aos jovens estudantes cristãos. Trata-se de uma iniciativa que atenderá 150 alunos e envolve a Universidade Católica de Erbil e a administração da região autónoma do Curdistão Iraquiano, onde se concentra a maior parte da comunidade cristã deste país.

O objetivo da iniciativa, que passa pela atribuição de 150 bolsas para estudantes universitários que frequentem aquele estabelecimento de ensino superior, é ajudar a promover a coesão social entre as várias religiões e proporcionar aos jovens estudantes cristãos a possibilidade de terem mais perspectivas de emprego no futuro.

Dom Bashar Warda, Arcebispo Caldeu de Erbil e fundador da universidade, afirma que “esta ajuda não só beneficiará jovens que esperam um futuro melhor, mas, ao mesmo tempo, será um poderoso sinal de solidariedade para com os cristãos e todas as outras minorias da região”.

A maioria dos estudantes da Universidade Católica de Erbil são refugiados ou deslocados internos provenientes de várias zonas do Iraque e pertencem não só à comunidade cristã [cerca de 72 por cento], mas também aos yazidis, 18%, e muçulmanos, 10%. Na universidade de Erbil é possível encontrar alunos oriundos de Bagdad, Basra, Diala, Duhok, Kirkuk, Nínive, Mossul, Sinjar e Sulaimaniya.

“Sem dúvida, a Universidade Católica de Erbil [CUE] é um farol de luz e um símbolo de esperança, especialmente para as gerações mais novas”, diz ainda Dom Bashar Warda. Também muito otimista, o Presidente executivo internacional da Fundação AIS, Thomas Heine-Geldern, destaca a importância deste projeto de ensino superior na coesão social e reconciliação no Iraque, tal como tem defendido o Papa Francisco.

Efetivamente, a educação desempenha um papel crucial para que a comunidade cristã permaneça neste país, evitando-se uma erosão que terá consequências dramáticas no futuro.

Em 2003, havia cerca de 1,4 milhões de cristãos no Iraque. Hoje são apenas cerca de 250 mil.

A Universidade Católica de Erbil, a única escola superior católica em todo o Iraque, oferece vários cursos ao nível da licenciatura em áreas como a arquitetura ou engenharia civil. Atualmente há 170 alunos matriculados, mas é desejo do Arcebispo de Erbil que esse número venha a crescer já nos próximos tempos.

Confira também: