O Papa Francisco pediu aos fiéis que rezem pela sua próxima viagem apostólica ao Iraque, que será realizada de 5 a 8 de março, e mostrou sua satisfação por poder realizar esta visita. Segundo a sala de imprensa da Santa Sé, o Pontífice já desejava há algum tempo “encontrar aquele povo que tanto sofreu”.

O Pontífice lembrou que “o povo iraquiano nos espera” como já “esperava São João Paulo II, que foi proibido de ir”. Por isso exortou toda a Igreja a envolver-se com a viagem através da oração, para que possa ser bem feita, porque "não se pode desapontar um povo pela segunda vez".

“Depois de amanhã, se Deus quiser, irei ao Iraque para uma peregrinação de três dias. Há algum tempo desejo encontrar aquele povo que tanto sofreu; encontrar aquela Igreja mártir na terra de Abraão. Junto com outros líderes religiosos, também daremos outro passo em frente na fraternidade entre os crentes. Peço-lhes para acompanhar com a oração esta Viagem Apostólica, para que possa se realizar da melhor forma e dê os frutos esperados”, foram as palavras do Papa.

Durante sua estadia no país árabe, o Pontífice fará uma visita à capital, Bagdá; à terra natal de Abraão, Ur; às cidades "mártires" de Qaraqosh e Mosul, marcadas pela violência do Estado Islâmico; e à capital do Curdistão iraquiano, Erbil.

O Iraque é um país de maioria muçulmana onde os católicos representam apenas 1,5% da população e há poucos anos sofreram perseguições por parte do grupo terrorista Estado Islâmico. Dependendo da fonte consultada, estima-se que entre 400 mil e 600 mil católicos vivam no Iraque.

No programa da viagem está previsto um encontro com as autoridades políticas e religiosas do país. Entre os momentos mais esperados está o encontro com Bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas na sexta-feira, 5 de março, na catedral siro-católica de “Nossa Senhora da Salvação”.

Há também uma expectativa especial para o encontro no sábado, 6 de março, com o Grão-Aiatolá Sayyid Ali Husaini Sistani, a mais alta autoridade dos muçulmanos xiitas, em Najaf. Nesse mesmo dia, em Ur, cidade de Abraão, o Papa participará de um encontro inter-religioso.

Mas os momentos mais esperados desta viagem serão os encontros com os cristãos locais. No domingo, 7 de março, ele se encontrará com os cristãos da planície de Nínive na Igreja da Imaculada Conceição em Qaraqosh.

No mesmo dia irá também a Erbil, capital do Curdistão iraquiano, onde celebrará a Santa Missa no estádio “Franso Hariri”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: