Após a renúncia do Cardeal Robert Sarah como prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, a grande pergunta no Vaticano é quem ocupará o seu lugar.

Fontes informadas dizem que o Papa Francisco estaria considerando três opções possíveis.

A primeira seria que o Pontífice elevasse o Arcebispo Arthur Roche, de 70 anos, de secretário para prefeito da Congregação.

Dom Roche foi nomeado secretário da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos por Bento XVI, em 2012. Antes disso, foi presidente da Comissão Internacional Britânica de Liturgia de 2002 a 2012. Também serviu como Bispo Auxiliar de Westminster de 2001 a 2002; Bispo Coadjutor de Leeds de 2002 a 2004; e Bispo de Leeds de 2004 a 2012.

Durante o pontificado do Papa Francisco, foi um intermediário entre o Santo Padre e o Cardeal Sarah em assuntos litúrgicos. Foi encarregado de redigir um comentário sobre o motu proprio Magnum Principium, que transferiu a responsabilidade pela tradução de textos litúrgicos para as conferências episcopais regionais e nacionais. O comentário saiu junto com a publicação do motu proprio.

Em 2019, o Papa Francisco nomeou o Arcebispo Roche como membro da equipe para examinar os recursos sobre delicta graviora, os crimes mais graves tratados pela Congregação para a Doutrina da Fé, que inclui o abuso sexual de menores.

A segunda opção é o Bispo de Castellaneta, Dom Claudio Maniago, de 62 anos. O Prelado foi presidente da Comissão de Liturgia da Conferência Episcopal Italiana desde 2015. Nesse cargo, supervisionou a nova tradução ao italiano do Missal Romano, que incluía uma nova versão do Pai-Nosso.

O Papa Francisco nomeou Dom Maniago como membro da Congregação para o Culto Divino em 2016.

A terceira opção seria o Bispo de Tortona, Dom Vittorio Viola. É membro da Ordem dos Frades Menores, tem 55 anos, e é Bispo desde 2014.

O Papa Francisco elegeu Dom Viola como bispo, elevando-o de seu cargo como presidente da Cáritas de Assis. Ele também foi o custódio da Basílica Papal de Santa Maria dos Anjos, em Assis.

Conheceu o Santo Padre durante a visita do Pontífice a Assis, em 4 de outubro de 2013, quando se sentou ao seu lado durante um almoço com os pobres.

Foi ordenado sacerdote pelo Bispo Luca Brandolini, um dos colaboradores mais próximos do Arcebispo Annibale Bugnini.

Dom Viola é também um bom amigo do Bispo de Assis, Dom Domenico Sorrentino, que foi secretário da Congregação para o Culto Divino de 2003 a 2005.

Segundo informações, o Papa Francisco apreciou como Dom Viola lidou com a reorganização das paróquias em Tortona e mostrou fortes habilidades para a tomada de decisões. O Bispo foi um dos candidatos para assumir o cargo de Arcebispo de Gênova. O Pontífice optou por um franciscano conventual em Gênova, o Pe. Marco Tasca; mas os rumores insistem em que o Papa já tinha decidido chamar Dom Viola ao Vaticano.

Publicado originalmente por CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: