Pe. Donato Jiménez deu três conselhos a todas as pessoas que desejam rezar e não sabem como fazer, principalmente neste Tempo da Quaresma no qual a oração é essencial.

1.- Rezar sem descanso

Em conversa com a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Pe. Jiménez disse que “devemos rezar sempre, sem descanso, porque é para manter a relação de amizade e de filiação com Deus. Então podemos rezar em qualquer lugar”.

A oração é a "maneira que o cristão se dirige a Deus, para estabelecer uma relação pessoal de amizade com ele", acrescentou.

Da mesma forma, “reflete a atitude de piedade que todo ser humano tem e é também uma forma de recordar que somos filhos de um Pai amoroso e misericordioso que zela sempre por todos”, explicou.

2.- O “Pai-Nosso” é a melhor oração

Segundo Pe. Jiménez, o Evangelho narra que Jesus Cristo se retirou muitas vezes para rezar sozinho ou acompanhado e que a melhor oração que ensinou aos seus discípulos foi o “Pai-Nosso”, porque inclui os pedidos humanos e mostra como servir ao Senhor.

Destacou que outras formas de rezar são “pedir favores a Deus, como dizia Santa Teresa, mas sobretudo como o próprio Senhor nos ensinou ao dizer: ‘Pai nosso que estás nos céus’, etecetera. Esta é a melhor forma de rezar para o cristão”.

3.- Recorrer também às devoções pessoais

Pe. Jiménez afirmou que “a Igreja tem a oração oficial, que é a litúrgica, que é a pública; mas temos mil formas de oração privada, particular, cada uma segundo as suas necessidades ou devoções ou nível de espiritualidade ou sensibilidade. De todas as formas, sempre estará integrando em nossa oração o Pai-Nosso como Jesus nos ensinou”, finalizou.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: