O nome de uma devoção mariana de uma localidade espanhola chegou a Marte na quinta-feira, 18 de fevereiro, quando o robô Perseverance, da expedição Mars 2020 da NASA, pousou na superfície do “planeta vermelho”, sete meses após sua missão ter partido da Terra.

Trata-se de Nossa Senhora das Flores, padroeira da cidade de Álora, em Málaga (Espanha).

Essa história teve início com o amor que Francisco José Fernández tem pela Virgem, o que fez com que ele decidisse inscrever o nome de Nossa Senhora das Flores de Álora na seleção que a NASA abriu para escolher 150 mil placas de identificação que viajaram no robô enviado a Marte.

A expedição Mars 2020 visa aprender mais sobre o ambiente astrobiológico da superfície de Marte.

Segundo explicou o jornal Sur em uma reportagem de 2020, dentro dessa expedição irá um robô onde estarão inscritos 150 mil nomes com informações sobre a Terra. "O objetivo é que, quando o robô pare de funcionar para toda a eternidade, em seu interior estejam esses nomes caso alguém encontre a máquina ou se os humanos acabarem se instalando em Marte", destacou Fernández.

"É emocionante saber que em alguns anos seu nome estará aí, no espaço, entre os vales e os desertos de Marte”, explicou Fernández.

Quando a NASA o informou que o nome da Virgem havia sido selecionado, Fernández informou ao Irmão maior da Irmandade de Nossa Senhora das Flores, Álvaro Fernández García-Gordillo, que recebeu a notícia com grande surpresa.

"Fico surpreso com esta iniciativa", "ficamos alucinados", assegurou García-Gordillo, ao jornal Sur.

"Sempre é um motivo de orgulho que Nossa Senhora das Flores saia da cidade, mas o fato de ir a Marte é muito singular, não é nada que tenhamos pensado ou imaginado", declarou.

Nossa Senhora das Flores de Álora

Nossa Senhora das Flores é a padroeira da localidade de Álora, em Málaga (Espanha). A origem de sua devoção remonta ao século XV, depois da conquista de Granada por parte dos Reis Católicos e a rendição de Álora.

Isabel, a Católica ordenou erguer uma capela em Álora, que posteriormente se tonrou Santuário da Virgem.

Os Reis Católicos mandaram realizar uma imagem desta devoção mariana que se entregou no ano 1502.

Na mão direita a Virgem das Flores leva um cetro e na esquerda sustenta ao Menino Jesus, que foi incorporado à imagem da Virgem no século XVII. Sua festividade é celebrada no dia 8 de setembro.

Confira também: