Uma velha fake news voltou a circular nas redes sociais e no WhatsApp, afirmando que o Papa Francisco propôs 11 “jejuns” para a Quaresma de 2021. Outra versão desta notícia falsa inclui 15 “atos de caridade”.

As frases falsamente atribuídas ao Papa Francisco confundiram até os sites católicos.

“Jejue de palavras negativas e diga palavras bondosas. Jejue de descontentamento e encha-se de gratidão. Jejue de raiva e encha-se de mansidão e paciência” são alguns dos 11 conselhos atribuídos ao Papa Francisco, sem especificar quando ou onde os pronunciou.

Uma versão desse texto está disponível no site do Catoliscopio desde 2009, sem autoria, com o título Jejum na Quaresma. Ou seja, quatro anos antes de o Cardeal Jorge Mario Bergoglo assumir o Pontificado como Papa Francisco.

Também circulou nas redes uma lista de "15 atos de caridade simples" atribuídos ao Papa, incluindo "cumprimentar (sempre e em todo lugar)", "agradecer (embora não “precise” fazê-lo)" e “limpar o que sujou, em casa”.

No entanto, esta é na verdade uma lista elaborada por Laura Restrepo no site Catholic Link, inspirada na mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2015.

Em dezembro de 2015, o Vaticano pediu aos fiéis que tomem cuidado com as notícias falsas atribuídas ao Papa Francisco e os exortou a recorrer às “fontes vaticanas” para verificar a autenticidade das mensagens atribuídas ao Santo Padre.

Os sites oficiais do Vaticano e do Papa Francisco incluem o Twitter oficial do Santo Padre @Pontifex_pt, Vatican News, o site do Vaticano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, a página VaticanNews do Facebook e o jornal L'Osservatore Romano do Vaticano.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: