Um italiano que passou dois anos em coma, supostamente inconsciente e praticamente dado como morto, despertou dizendo que ouvia e entendia tudo o que acontecia seu redor durante esse período.

Salvatore Crisafulli, de 38 anos de idade e pai de quatro filhos, descreveu seu caso como um "milagre", provavelmente o que pediu ele e sua família em 4 de fevereiro, na festa de Santa Ágata, quando rezaram por sua recuperação no santuário de mesmo nome. Ele entrou em coma ao bater sua moto contra um caminhão, em 11 de setembro de 2003.

"Ouvia meu irmão que dizia que eu entendia tudo e o ouvia gritar porque não acreditavam. Mas eu não podia falar, não podia me mover, não podia fazer nada para lhes dar a entender que estava aí, que os ouvia, então chorava", declarou Crisafulli à imprensa italiana. Sobre o acidente, Crisafulli disse que não se lembrava de nada, mas se lembra bem do que aconteceu depois. Sua primeira palavra ao sair do estado em que se encontrava foi "mãe".

Depois de um tempo de hospitalização em um centro de Arezzo, Toscana, Salvatore foi transferido à Catânia, Sicília, à casa de sua mãe para receber reabilitação. Segundo seus familiares, já pode mover a cabeça e o braço direito, e já começou a falar.

Seu irmão Pietro considera que o caso de Salvatore é a versão "italiana de Terri Schiavo", comparando-a com a mulher que foi assassinada na Flórida, quando um tribunal ordenou que se desconectasse o tubo que a alimentava e hidratava.

A notícia de sua recuperação impactou na Itália em momentos que o Comitê Nacional de Bioética discute o cuidado obrigatório dos doentes inconscientes.