O Bispo de Tijuana, Dom. Rafael Romo Muñoz, explicou que a Igreja não aceita a doação de dinheiro conseguido por meios ilícitos, referindo-se especificamente ao caso do narcotráfico e as supostas doações de traficantes.

Referindo-se à diocese de Tijuana, Dom Romo informou que não tem notícias de doação de dinheiro algum por parte de narcotraficantes, e no caso de que isto se dê, o dinheiro deve ser recusado.

"A Igreja recusa rotundamente o dinheiro do narcotráfico porque com isso atinge a outros, e a Igreja não pode receber algo que definitivamente não foi concebido de uma maneira honesta" acrescentou o Prelado e afirmou que os narcotraficantes "saberão o que fazer com seu dinheiro, nós não poderíamos de maneira nenhuma receber dinheiro mau havido".

A doação não elimina o pecado

Dom Romo reiterou que a doação de dinheiro por parte dos narcotraficantes não implica o perdão de suas faltas, porque para isso primeiro é necessário o arrependimento e a confissão, e no caso de que o narcotraficante se arrependa e queira doar seu dinheiro, a Igreja não o aceitaria e pediria que "o dinheiro mau havido seja devolvido a seus donos".