No marco do Ano de São José, os bispos do Paquistão incentivaram os fiéis a se concentrar na vida e na missão do santo para seguir seu exemplo na Igreja, na família e na sociedade.

Por ocasião do 150º aniversário da proclamação de São José como padroeiro da Igreja universal, o Papa Francisco decretou o Ano de São José de 8 de dezembro de 2020 a 8 de dezembro de 2021 e publicou a Carta Apostólica Patris corde (Coração de pai).

No dia 3 de fevereiro, o Arcebispo de Karachi, Cardeal Joseph Coutts, inaugurou o Ano São José com uma Missa Solene na Catedral de São Patrício. Durante a celebração, o Cardeal abençoou e enviou uma equipe especial de sacerdotes para promover a devoção ao pai adotivo de Jesus nas comunidades, assinalou Vatican News.

“Envio-os como missionários de São José a todas as paróquias e comunidades na Arquidiocese de Karachi. O objetivo é organizar encontros e atividades pastorais sobre a vida e a missão de São José à luz da Carta Apostólica do Papa Francisco ‘Patris Corde’ (Com coração de pai), por ocasião dos 150 anos da proclamação de São José como Patrono universal da Igreja”, disse.

Por sua vez, o Arcebispo de Islamabad-Rawalpindi, Arcebispo Joseph Arshad, que também é presidente da Conferência dos Bispos Católicos do Paquistão, inaugurou o Ano de São José, incentivando especialmente os pais e os jovens a seguirem o exemplo do Santo a partir de suas realidades.

“A vida de São José é uma bênção para cada um de nós. Ele é modelo para nossas famílias cristãs, especialmente para os jovens casados, ​​que devem cuidar de suas famílias. Neste ano, convido os fiéis da minha arquidiocese e do Paquistão a concentrar sua atenção na vida e missão de São José, patrono da Igreja católica e chefe da Sagrada Família”, afirmou.

São José “foi um pai amoroso que não só cuidou, mas protegeu sua família. Convido todos os homens a seguir o exemplo de São José. Todos os pais de família devem conhecer a vida de São José e aprender quanto este pai foi responsável em sua família”, acrescentou.

Convidou também todos os fiéis a ajudar os mais necessitados e a confiar na sua proteção. “São José é também um protetor da Igreja: deve ser um exemplo para todos, para que possamos estar a serviço da humanidade pobre, indefesa e sofredora”, indicou.

Da mesma forma, o Bispo de Hyderabad, Dom Samson Shukardin, reuniu, em meados de janeiro, 100 sacerdotes e religiosos que atuam na diocese para inaugurar o Ano de São José e exortou os fiéis a estarem próximos aos migrantes que vivem em suas cidades em busca de melhores oportunidades.

Em declarações a Vatican News, o Prelado afirmou que “o Ano de São José é um evento de grande importância para a Igreja, que, certamente, ressaltará os valores da obediência, da responsabilidade e da humildade na vida dos fiéis, especialmente em suas famílias"

O Prelado lembrou que “a família de São José também teve que enfrentar tantos desafios na vida, a ponto de ser obrigada a emigrar” como no Paquistão, onde “muitas pessoas migram de pequenas cidades e vilarejos para as grandes metrópoles, a fim de trabalhar e estudar. O número destes migrantes é muito alto". Por isso, convidou os fiéis a "estarem próximos das pessoas que migram em suas cidades".

Finalmente, em uma mensagem enviada à agência vaticana, o Arcebispo de Lahore, Dom Sebastian Shaw exortou os fiéis de sua diocese a aprenderem a ser mais responsáveis ​​com suas famílias como São José, especialmente durante a pandemia de Covid-19, e ajudar os mais vulneráveis.

“Imitar São José, sobretudo, neste período de pandemia do Coronavírus, é uma bênção para nossas famílias e sociedade. Ele nos ensina a viver a vida familiar com responsabilidade e a fazer o melhor possível para ajudar os pobres, necessitados, indefesos, órfãos e viúvas”, disse.

“O santo também nos ensina a nos comprometermos a crescer na fé e na vida espiritual”, disse. “Rezemos para ser como São José, trabalhar duro como São José e adquirir o hábito de trabalhar pelo bem da família e do país”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: