A Santa Sé divulgou nesta segunda-feira o logotipo da visita apostólica que o Papa Francisco fará ao Iraque de 5 a 8 de março, sob o lema "Sois todos irmãos".

O logo foi lançado junto com o programa da viagem, que além da capital Bagdá, inclui a Planície de Ur, ligada à memória de Abraão, e as cidades de Erbil, Mosul e Qaraqosh na planície de Nínive.

O lema "Sois todos irmãos", extraído de uma passagem do Evangelho de São Mateus, representa uma declaração de intenções: o Papa vem propor uma ideia de fraternidade para que a viagem ao Iraque seja uma continuação da realizada em 2019 para os Emirados Árabes Unidos.

 

Em relação ao logotipo, representa o mapa do Iraque com seus símbolos históricos: a palmeira e os rios Tigre e Eufrates. Uma pomba da paz voa com um ramo de oliveira sobre as bandeiras entrelaçadas da Santa Sé e da República do Iraque.

Acima da imagem está o lema da visita em árabe, curdo e caldeu. 

Esta viagem é especialmente esperada pelas autoridades iraquianas que acreditam que a visita papal ajudará a resolver uma situação especialmente difícil. Por enquanto, o anúncio da viagem já teve alguns efeitos positivos na convivência.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: