Por ocasião do 7º Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico de Pessoas, que se celebra em 8 de fevereiro, o Papa Francisco pediu para “rezar para apoiar as vítimas do tráfico e as pessoas que acompanham os processos de integração e reinserção social” e para que oração promova “ações concretas” que permitam a cada pessoa escravizada “voltar a ser protagonista livre da própria vida” em favor do bem comum.

Assim indicou o Santo Padre numa mensagem de vídeo dirigida durante a maratona mundial de orações on-line organizada por "Talitha kum", a rede de vida consagrada contra o tráfico de pessoas da União Internacional dos Superiores Gerais (UISG).

“É preciso rezar para que possamos aprender a nos aproximar com humanidade e coragem a quem é marcado por tanta dor e desespero, mantendo viva a esperança. Rezar para sermos sentinelas capazes de discernir e fazer escolhas orientadas para o bem. A oração toca o coração e nos impulsiona a ações concretas, a ações inovadoras, corajosas, que sabem assumir o risco, confiando no poder de Deus”, advertiu o Papa.

Na memória de Santa Josefina Bakhita, o Santo Padre recordou aqueles que viveram o drama do tráfico em suas próprias vidas e destacou que “este dia é importante porque nos ajuda a todos a recordar este drama e nos encoraja a não parar de rezar e lutar juntos ".

“Esperamos que a reflexão e a consciência sejam sempre acompanhadas de gestos concretos, que também abram caminhos para a emancipação social. O objetivo, de fato, é que toda pessoa escravizada volte a ser protagonista livre de sua própria vida e uma parte ativa na construção do bem comum”, disse o Papa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: