Ao concluir a oração do Angelus dominical, o Papa Francisco encomendou as vítimas do tráfico de pessoas a Santa Josefina Bakhita e encorajou a economia a "nunca fazer do homem e da mulher uma mercadoria".

O Santo Padre lembrou que no dia 8 de fevereiro a Igreja celebra a memória litúrgica de Santa Josefina Bakhita "uma religiosa sudanesa que viveu a humilhação e o sofrimento da escravidão" e que é também o dia de oração e reflexão contra o tráfico de pessoas.

“Este ano o objetivo é trabalhar por uma economia que não favoreça, mesmo indiretamente, esse tráfico ignóbil, ou seja, uma economia que nunca faz do homem e da mulher uma mercadoria, um objeto, mas sempre o fim. O serviço ao homem, à mulher, mas não os usar como mercadoria”, disse o Papa.

Nesse sentido, o Pontífice nos convidou a pedir a Santa Josefina Bakhita que “nos ajude nisto”.

Maratona de orações contra o tráfico

Por sua vez, a rede de vida consagrada contra o tráfico de pessoas, Talitha Kum, está organizando no dia 8 de fevereiro uma maratona mundial de orações on-line da qual o Papa Francisco participará com uma mensagem de vídeo.

O evento terá início na Oceania e percorrerá Ásia, Oriente Médio, África, Europa e concluirá na América Latina e América do Norte.

A iniciativa é promovida pela União Internacional de Superioras Gerais (UISG) e promovida pela seção de Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço de Desenvolvimento Humano Integral, Cáritas Internationalis, União Mundial de Organizações femininas Católicas, Movimento dos Focolares e outras organizações comprometidas e a nível local.

O Dia Mundial de Oração e Reflexão contra o Tráfico foi instituído pelo Papa Francisco em 2015. Este ano o seu lema é “Economia sem tráfico de pessoas”, razão pela qual a rede Talitha Kum propõe “um caminho de reflexão para uma economia que promova a vida e dignidade trabalho para todos”.

A hashtag oficial é: #PrayAgainstTrafficking.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: