O Papa Francisco enviou uma mensagem de vídeo aos participantes da Conferência Internacional de Música, organizada pelo Pontifício Conselho para a Cultura em colaboração com o Pontifício Instituto de Música Sacra e o Pontifício Instituto Litúrgico do Ateneu de Santo Anselmo, e incentivou a esses músicos e promotores de atividade musical cujos projetos foram afetados pela pandemia de coronavírus.

“Sabemos que desde o início da pandemia de Covid, a atividade no campo da música diminuiu consideravelmente. O meu pensamento vai a todos aqueles que foram afetados: aos músicos, que viram as suas vidas e profissões desestabilizadas pelas exigências do distanciamento; a quem perdeu o emprego e o contato social; a quem teve que lidar, em contextos difíceis, com os momentos necessários de formação, educação e vida comunitária”.

Neste contexto de pandemia, “muitos dedicaram esforços significativos para continuar a oferecer um serviço musical dotado de nova criatividade. Trata-se de um empenho válido não só para a Igreja, mas também para o horizonte público, para a própria ‘rede’, para quem trabalha nas salas de concerto e em outros lugares onde a música está a serviço da comunidade”.

Por isso, o Santo Padre expressou: “Espero que também esse aspecto da vida social possa renascer, que se volte a cantar e a tocar e a curtir juntos a música e o canto”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: