O Arcebispo de Manágua (Nicarágua), Cardeal Leopoldo Brenes, celebrou recentemente uma Missa Solene na qual recordou os seis meses do atentado que destruiu parte da capela da Catedral da Imaculada Conceição, onde se encontrava a antiga imagem do Sangue de Cristo.

Em 31 de julho de 2020, uma pessoa não identificada entrou às 11h à Capela do Sangue de Cristo, localizada na Catedral de Manágua, e lançou uma bomba Molotov que destruiu boa parte do local e a imagem consagrada e venerada do Sangue de Cristo, um crucifixo de 382 anos diante do qual São João Paulo II se ajoelhou em sua segunda visita à Nicarágua em 7 de fevereiro de 1996.

Assim que ocorreu o ataque, o Purpurado disse que o atentado foi "um ato de profanação totalmente condenável, por isso devemos permanecer em constante oração para derrotar as forças malignas". O ataque ocorreu em meio a atos de violência contra várias paróquias do país, que incluíram roubos e profanação.

Seis meses depois, na homilia de 31 de janeiro, o Purpurado recordou com tristeza o atentado lamentável, mas assegurou que a fé em Jesus Cristo não pode ser destruída com este tipo de vandalismo, porque está gravada no coração do homem.

“Com grande tristeza, todos os dias, recordamos aquele lamentável atentado contra a preciosa e consagrada imagem do Sangue de Cristo. No entanto, o Santo Padre disse na quarta-feira referindo-se à Palavra: 'Mesmo que todas as bíblias do mundo fossem queimadas, ainda assim a Palavra não vai se perder e será possível escrevê-la novamente, porque essa palavra ficou gravada no coração", disse.

Do mesmo modo, referiu-se "à pessoa ou pessoas que planejaram esse atentado" e disse que embora "tenham pensado que destruindo nossa imagem venerada e consagrada, a fé em Jesus Cristo estaria perdida", "nossa fé em Jesus Cristo não está grudada em nossas testas com saliva".

“Pelo contrário, a nossa fé em Jesus Cristo, e que fortalecemos através das imagens, está gravada no fundo do coração; e o que está gravado no coração, nada nem ninguém poderá tirar, nada nem ninguém poderá roubar, porque o coração é como aquele cofre que guarda zelosamente os segredos e mistérios de Deus”, frisou.

O Purpurado também anunciou que, com o apoio de um instituto técnico para a restauração da Arquidiocese da Guatemala, estão progredindo os respectivos estudos para restaurar a antiga imagem do Sangue de Cristo, que hoje está muito deteriorada pelo incêndio.

“Estamos trabalhando e fazendo consultas para a restauração da imagem. Tivemos o apoio do Bispo da Guatemala, da comissão, que está fazendo os estudos. Já foi enviado um material para que possam analisar bem [o estado] da imagem, bem como os danos que a imagem sofreu”, disse.

Finalmente, o Cardeal Brenes exortou os fiéis a continuarem rezando para que logo tenham em bom estado a venerada imagem, que tanto ajudou durante séculos a aproximar os nicaraguenses de Jesus Cristo.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: