O Movimento dos Focolares elegeu Margaret Karram, de 58 anos, nascida em Haifa (Israel), como sua nova presidente após obter mais de dois terços dos votos dos 359 participantes da Assembleia Geral do Movimento, realizada no dia 31 de janeiro. A nomeação foi confirmada pelo Dicastério para os Leigos, Família e Vida no dia 1º de fevereiro.

Como nova presidente dos Focolares, Karram sucede à fundadora do Movimento, Chiara Lubich, e à sua sucessora, Maria Voce, presidente por dois mandatos de um total de 12 anos.

Segundo um comunicado de imprensa do Movimento dos Focolares, Margaret Karram terá de enfrentar muitos compromissos e desafios nos próximos anos: “as funções de governo e orientação de um Movimento de dimensões mundiais como os Focolares, profundamente imerso nas realidades e nos desafios locais e globais da humanidade, a partir desse tempo de pandemia”.

De acordo com o comunicado, os Estatutos do Movimento dos Focolares estabelecem que a presidência “será sobretudo presidência da caridade porque deverá ser a primeira a amar e a servir os próprios irmãos, recordando as palavras de Jesus ‘(...) quem quiser ser o primeiro entre vocês será o servo de todos’”.

“O empenho primário da Presidente é aquele de ser construtora de pontes e porta voz da mensagem central da espiritualidade dos Focolares, pronta a praticá-la e difundi-la também a custo da própria vida”, especifica o comunicado de imprensa.

Promotora de diálogo inter-religioso

Natural da Terra Santa, Margaret Karram é uma árabe-cristã. Ele se formou em Hebraísmo pela Universidade Hebraica de Los Angeles, Estados Unidos, e ocupou vários cargos no Movimento dos Focolares em Los Angeles e Jerusalém. Fala árabe, hebraico, italiano e inglês.

Como parte de seu trabalho, tem se envolvido na promoção do diálogo inter-religioso por meio de sua participação em várias comissões e organizações para a promoção do diálogo entre as três religiões monoteístas (Cristianismo, Judaísmo e Islã), assim como na Comissão Episcopal para o Diálogo Inter-religioso, na Assembleia dos Católicos Ordinemios da Terra Santa e na organização do Conselho de Coordenação Inter-religiosa em Israel, ICCI.

Além disso, por 14 anos, Karram trabalhou no Consulado Geral da Itália, em Jerusalém. Desde 2014, trabalha como conselheira para a Itália e Albânia no Centro Internacional dos Focolares e é corresponsável pelo Diálogo entre os movimentos eclesiais e as novas comunidades católicas.

Seu trabalho em prol do diálogo inter-religioso foi reconhecido com o Prêmio Internacional S. Rita de 2016 por ter favorecido o diálogo entre cristãos, judeus e muçulmanos; israelenses e palestinos, promovendo atividades conjuntas na vida diária.

O comunicado dos Focolares explica que "a Presidente, é escolhida entre as focolarinas (consagradas, com votos perpétuos) e será sempre uma mulher".

Ressalta-se que o presidente “é sinal da unidade do Movimento; isso significa que representa a grande variedade religiosa, cultural, social e geográfica daqueles que aderem à espiritualidade dos Focolares em 182 Países onde o Movimento está presente e se reconhecem na mensagem de fraternidade da fundadora, Chiara Lubich, inspirada no Evangelho ‘Pai, que todos sejam uma coisa só’”.

Confira também: