A Igreja celebra neste dia 2 de fevereiro, na festa da Apresentação do Senhor, o Dia Mundial da Vida Consagrada e, ao recordar esta data, o Arcebispo de Natal (RN), Dom Jaime Vieira Rocha, assinalou que os religiosos são chamados a viver consagração não como privilégio, mas como serviço.

Em recente artigo, o Prelado ressaltou que “a Igreja proclama a beleza da vida consagrada reconhecendo-a como um dom de Deus Pai à sua Igreja, por meio do Espírito”.

Além disso, indicou, os religiosos e as religiosas são chamados “a viverem o carisma da consagração, não como um privilégio que os faz mais santos ou mais importantes que os outros, mas como consagrados ao serviço dos outros como Jesus o foi”.

“Todos os cristãos são chamados a viver como servidores dos outros, mas os religiosos vivem esse chamado com total liberdade e doação por meio dos conselhos evangélicos, os votos de pobreza, castidade e obediência”, reforçou.

Nesse sentido, assinalou que os consagrados “lembram a todos os outros fiéis que essa existência ‘cristiforme’ é destinada a todos os batizados”.

“Os religiosos e as religiosas, presentes em nossa Igreja Particular merecem nosso reconhecimento e gratidão e, ao mesmo tempo, desejo que todos possam, num ato de fé, confirmar a sua adesão ao Cristo e manifestar a todos a misericórdia infinita de Deus”, afirmou o Arcebispo de Natal, desejando que o testemunho dos consagrados “ilumine a nossa vida”.

Por fim, o Prelado fez memória também dos consagrados “que já partiram para a casa do Pai e vivem na eternidade o que já experimentaram aqui na terra”.

“Parabenizo a todos e ao mesmo tempo, conclamo a que sempre vivam essa comunhão eclesial no serviço pastoral”, afirmou, ao concluir: “Que todos continuem dando testemunho de fraternidade e nos ensinem a que a fraternidade é o caminho de realização de toda vocação”.

Confira também: