No dia 1º de fevereiro, o Vaticano divulgou o vídeo com a intenção de oração do Papa Francisco para este mês, no qual pede para rezar "pelas mulheres vítimas de violência".

No vídeo, o Santo Padre alerta que “hoje, ainda existem mulheres que sofrem violência. Violência psicológica, violência verbal, violência física, violência sexual” e acrescenta que “o número de mulheres espancadas, ofendidas e violadas é impressionante”.

Nesse sentido, o Papa denuncia que “as diversas formas de maus-tratos que muitas mulheres sofrem são uma covardia e uma degradação para toda a humanidade. Para os homens e para toda humanidade”.

“Os testemunhos das vítimas que se atrevem a quebrar o silêncio são um grito de socorro que não podemos ignorar. Não podemos olhar para o outro lado”, exclama.

Por isso, o Santo Padre encoraja a rezar “pelas mulheres que são vítimas de violência, para que sejam protegidas pela sociedade e o seu sofrimento seja considerado e escutado por todos”.

 

Anteriormente, durante a Missa da Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, em 1º de janeiro de 2020, o Papa Francisco rejeitou a violência de que muitas mulheres são vítimas e advertiu que “toda a violência infligida à mulher é profanação de Deus, nascido de uma mulher.”.

Em sua homilia, lamentou que as mulheres sejam "continuamente ofendidas, espancadas, violentadas, induzidas a prostituir-se e a suprimir a vida que trazem no seio”.

Nesse sentido, sublinhou que “o renascimento da humanidade começou pela mulher. As mulheres são fontes de vida” e recordou que “a salvação chegou à humanidade, a partir do corpo de uma mulher: pelo modo como tratamos o corpo da mulher, vê-se o nosso nível de humanidade”.

Sobre as intenções de oração

O Vídeo das Intenções de Oração do Papa é uma iniciativa da Rede Mundial de Oração do Papa.

Em entrevista ao jornal do Vaticano, L'Osservatore Romano (LOR), em fevereiro de 2019, o diretor da Rede de Apostolado da Oração do Papa, Pe. Frédéric Fornos, explicou que nas intenções de oração do Pontífice “encontramos um eco nos desafios para o mundo”.

O Pe. Fornos indicou que o Papa Francisco exorta a rezar por aqueles que "se deixam levar por caminhos de morte, por causa de diversas dependências: abuso de drogas ou de álcool, uso nocivo das novas tecnologias ou pornografia online, com todas as suas consequências".

Confira também: