O contexto da pandemia de Covid-19, que levou à necessidade do distanciamento social, fez com que atividades da Igreja fossem adaptadas e, nesse sentido, o Santuário de Fátima irá promover seu primeiro retiro on-line, nos dias 12 e 13 de fevereiro, data em que se faz memória das aparições, na Peregrinação Mensal de fevereiro.

O retiro tem como tema “Da gruta ao Céu- habitar o coração e abri-lo ao outro” e desafia os peregrinos, a partir de casa, a fazerem uma paragem no seu cotidiano para se abrirem “à escuta profunda da voz de Deus”.

“O confinamento imposto pela pandemia força-nos a (reaprender a) estar em casa, na habitação física que nos serve de lar, mas sobretudo a confrontarmo-nos com o santuário interior da nossa consciência, fora do qual vivemos demasiadas vezes”, assinala ao site do Santuário de Fátima a religiosa Sandra Bartolomeu, da Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima, que vai orientar o retiro.

Conforme explica o Santuário, por causa do confinamento imposto pela pandemia, o primeiro retiro do ano, que estava programado pelo Departamento de Acolhimento e Pastoral para os dias 29 a 31 de janeiro, foi cancelado.

Mesmo assim, e tendo em conta as consequências que o isolamento tão prolongado acarreta na vida de um cristão, ressalta, decidiu-se promover esta proposta alternativa que “pode ser uma oportunidade para, na lentidão e no silêncio dos dias, nos abrirmos à escuta profunda da voz de Deus, que quer habitar-nos e conduzir-nos à sua vida plena”, ajudando à tomada de consciência “da fragilidade e da indigência” de cada um, permitindo, por outro lado, vencer “medos e dúvidas”.

O Santuário pontua ainda que as três aparições do Anjo serão o mote para o retiro espiritual on-line, uma vez que, na narrativa das aparições de Fátima, o Anjo é aquele que primeiro aparece para ajudar a desvanecer o medo , conduzindo os pastorinhos pelo “caminho do coração ao coração de Deus”.

O encontro espiritual contará com momentos próprios de meditações partilhadas, de reflexão e aprofundamento espirituais, conforme o programa.

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e sujeitas a confirmação. O retiro admitirá um número limitado de participantes, para que se favoreçam as condições de uma participação mais personalizada e um ambiente de grupo mais próximo.

Posteriormente, mais próximo da data do retiro, serão enviados aos participantes os dados de acesso ao Zoom.

Para realizar sua inscrição e ter mais informações sobre o retiro, acesse AQUI.

A seguir, o programa do retiro on-line:

12 de fevereiro

21h        Apresentação. Abrir o silêncio
Tema 0: A gruta: uma geografia interior

13 de fevereiro

9h           Oração da manhã
9h30      Partilha
10h30 |Tema 1: «Não temais! Eu sou o Anjo da Paz»
13h        Almoço
14h        Tema 2: «Curvou a fronte até ao chão»
16h        Intervalo
16h30    Tema 3: «Desígnios de misericórdia»
18h30    Partilha
19h30    Jantar
21h30    Oração do Rosário a partir da Capelinha das Aparições

Confira também: