A Arquidiocese de Washington informou que os fiéis que participarem virtualmente da Vigília Nacional de Oração pela Vida e da Missa pela Vida celebrada por ocasião da Marcha pela Vida 2021 dos Estados Unidos, poderão lucrar a indulgência plenária.

O jornal oficial da arquidiocese de Washington DC, Catholic Standard, informou que em 13 de janeiro, o Papa Francisco decretou, a pedido do Cardeal Wilton Gregory, que quem participasse virtualmente da Vigília Nacional de Oração pela Vida, e de forma virtual ou presencial na Missa pela Vida poderão lucrar indulgência plenária.

“A fim de aumentar a devoção dos fiéis e a salvação das almas, pelo poder das faculdades outorgadas pelo Sumo Pontífice Francisco, o Papa pela Divina Providência, em resposta ao pedido de Sua Eminência o Cardeal Wilton Daniel Gregory, Arcebispo Metropolitano de Washington, a Penitenciária Apostólica gentilmente concede, dos tesouros celestes da Igreja, uma indulgência plenária”, assinala o decreto.

Os fiéis poderão lucrar a indulgência “se participarem nas celebrações sagradas, entre a grande assembleia do povo, no decorrer do evento anual denominado 'Marcha pela Vida', que se realizará nos dias 28 e 29 de janeiro de 2021, na Arquidiocese de Washington (particularmente no Santuário Nacional da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria e na Igreja Catedral)”.

O texto especifica que esta graça "será lucrada nas condições habituais pelos fiéis cristãos, que estejam verdadeiramente penitenciais e obrigados pela caridade, que de fato também possam aplicar em sufrágio das almas dos fiéis do Purgatório”.

Recorda-se que a indulgência plenária é a remissão do castigo temporal provocado pelo pecado. As três condições habituais para receber uma indulgência plenária são fazer a confissão sacramental, receber a sagrada comunhão e rezar pelas intenções do Santo Padre.

O texto também indica que “os idosos, os doentes e todos aqueles que por motivo grave não podem sair de casa também poderão lucrar a Indulgência plenária [...] se aderirem espiritualmente às sagradas cerimônias” de forma remota.

“[...] Desde que se ponham à disposição através da televisão e do rádio, mas também através das novas ferramentas das redes sociais, e também ao terem oferecido orações e seus sofrimentos ou as doenças da própria vida a Deus misericordioso”, especifica o texto.

Estas pessoas também deverão ter “a disposição de se desapegar de qualquer tipo de pecado, com o intuito de cumprir, o quanto antes, as três condições habituais”, acrescenta.

Por fim, o decreto, que “valerá apenas para este evento”, exorta os sacerdotes a se colocarem à disposição para confessar os fiéis que precisarem.

“Portanto, e a fim de facilitar o acesso à conquista deste favor divino através das chaves da Igreja, em vista à caridade pastoral, esta Penitenciária [Apostólica] pede fervorosamente aos pastores e sacerdotes, dotados das faculdades adequadas para ouvir confissões, com espírito voluntário e generoso, que se coloquem à disposição para a celebração da Penitência”, conclui.

A Vigília Nacional de Oração pela Vida, organizada pela Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos, será realizada do dia 28 de janeiro às 20h até 29 de janeiro às 9h. O evento poderá ser acompanhado virtualmente a partir do site do Santuário Nacional da Imaculada Conceição e da Eternal Word Television Network (EWTN).

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: