A Diocese de Malaybalay (Filipinas) lamentou a morte do Pe. Rene Bayang Regalado, assassinado a tiros por um desconhecido em 25 de janeiro, e pediu justiça pela morte do sacerdote de 42 anos.

Em um comunicado, a Diocese indicou que os membros da comunidade da paróquia de São José, em Sinayawan, cidade de Valência, estão "profundamente feridos e tristes pela notícia da morte prematura" do Pe. Regalado.

"Expressamos nossas mais profundas condolências a sua família imediata e suplicamos ao Senhor da Vida que a justiça seja feita aos perpetradores deste crime hediondo sem comprometer o dom de misericórdia do Senhor", assinalou.

O corpo do sacerdote foi descoberto em uma estrada perto do Mosteiro do Carmelo Malaybalay, na aldeia de Patpat. Outro sacerdote do mosteiro chamou a polícia quando ouviu tiros por volta das 19h30 (hora local), em 24 de janeiro.

Pe. Regalado foi encontrado pela polícia com um olho ferido, vários ferimentos à bala na cabeça e sua mão esquerda amarrada com um cordão branco.

Após a autópsia, o sacerdote será velado na catedral de San Isidro Labrador e depois sepultado no cemitério católico Malaybalay, em uma data que será decidida pela família e pela Diocese.

A Diocese pediu às pessoas que desejam participar do velório que respeitem estritamente os protocolos para evitar o contágio de coronavírus.

Segundo Rappler, o coronel chefe da Polícia Nacional de Bukidnon, Roel Lami-Ing, assinalou que o motivo potencial para o ataque poderia ser vingança pelo ativismo do sacerdote ou por um suposto estupro.

Lami-Ing indicou que o Pe. Regalado foi acusado de estupro em 2020, durante seu período como pároco em Lala, Lanao del Norte, e acrescentou que o sacerdote pagou a fiança e voltou ao mosteiro até sua morte no domingo.

A polícia também assinalou que o Pe. Regalado foi um promotor da luta contra a exploração madeireira ilegal e da defesa dos direitos dos agricultores, que apoiou com publicações em seu blog, onde defendia iniciativas de agricultura ecológica e outras causas agrícolas.

Segundo Inquirer, os sacerdotes da comunidade do Pe. Regalado disseram que viram o presbítero pela última vez quando foi pegar seu capacete de bicicleta em outro seminário a menos de oito quilômetros de distância.

O porta-voz oficial da Diocese de Malaybalay, Padre Virgilio Delfin, assinalou que o sacerdote vinha recebendo ameaças de morte desde dezembro e comentou que o Padre Regalado não tinha inimigos na comunidade.

Do mesmo modo, ressaltou que o sacerdote serviu ativamente na diocese e estava particularmente envolvido com o canto na paróquia.

“Como sacerdote, seu trabalho é servir a comunidade”, disse o Pe. Delfin. “Ajudem-nos a buscar justiça, não só para todos os sacerdotes, mas também para a família, que sofre por sua perda”, acrescentou.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: