No marco do ano de São José, o Arcebispo de Nova York (Estados Unidos), Cardeal Timothy Dolan, lembrou que quarta-feira é o dia que a Igreja recorda este santo e encoraja os fiéis a rezar e a imitar suas virtudes.

Na terça-feira, 8 de dezembro de 2020, o Papa Francisco convocou o Ano de São José para comemorar os 150 anos do decreto Quemadmodum Deus, com o qual o beato Pio IX declarou São José como Padroeiro da Igreja universal.

Em um vídeo, o Cardeal Dolan recordou que a tradição da Igreja concede a cada dia da semana uma devoção especial, e a quarta-feira é dedicada a São José, “esposo da Virgem Maria e pai adotivo de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”.

O Purpurado encorajou os fiéis, nestas primeiras semanas de 2021, a rezar e a imitar as virtudes de São José, e recordou que este santo teve que escapar da perseguição de Herodes e levar a Sagrada Família ao Egito, para mantê-la segura.

“São José era forte, estava atento à santa vontade de Deus, dedicou toda a sua vida à sua esposa Virgem e ao seu filho adoptivo, que sabia ser o filho único de Deus. Que grande exemplo”, assinalou.

Finalmente, o Cardeal Dolan exortou, durante este ano dedicado ao Santo Padroeiro da Igreja universal, a falar de São José e pediu a intercessão do Santo pela Igreja.

A Enciclopédia Católica indica que a Igreja, para preservar continuamente o fervor, estabeleceu a tradição de conceder a cada dia da semana uma tradição particular.

“O domingo, em todos os tempos, foi consagrado ao Senhor”, ressalta. “No começo da Idade Média, a segunda-feira estava consagrada ao culto especial do Filho de Deus, a sabedoria eterna; mais tarde foi dedicada ao Espírito Santo”, acrescenta.

Do mesmo modo, assinala que este dia também pode ser consagrado às almas do Purgatório, "mas é uma devoção livre e voluntária que a Igreja aprova sem prescrever".

A enciclopédia acrescenta que a terça-feira é dedicada aos Anjos da Guarda, enquanto na quarta-feira se honra com devoção a São José para “alcançar a graça de uma boa morte”.

“Desde os séculos apostólicos, a quarta-feira tem sido objeto de uma devoção particular na Igreja do Oriente e do Ocidente (S. Epiph. Haeres. III, n. 22)”.  “Era um dia de jejum e de reunião nos lugares de oração ou nos túmulos dos mártires”, acrescenta.

Finalmente, a Enciclopédia Católica indica que a quinta-feira é dedicada à Eucaristia, a sexta-feira à paixão de Jesus Cristo e os sábados à Santíssima Virgem Maria.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: