Neste Ano de São José, convocado pelo Papa Francisco, o carmelita Frei Patrício Sciadini apresenta aos fiéis em seu novo livro algumas indicações para bem vivenciarem a espiritualidade do Padroeira da Igreja.

“Caminhando com São José” é a primeira obra dedicada ao santo lançada neste ano de 2021 e escrita pelo frade carmelita. Em suas páginas, traz novenas e ritos dedicados ao santo, reafirmando o amor dos católicos por aquele que educa, mesmo que em sonhos, a ser disponível à vontade de Deus.

O livro traz conteúdos como a novena e o terço de São José, já tradicionais nos devocionários cristãos, bem como reflexões para todos os meses do ano, inserindo o leitor no processo de confiança e espiritualidade do santo.

“Entre os homens, nenhum amou tanto a Jesus como São José, que foi escolhido por Deus para proteger a Sagrada Família, partir para o exílio no Egito e introduzi-Lo na vida da fé do povo de Israel. Não à toa, hoje se tem a clareza de que São José não é uma figura decorativa, antes, é parte integrante da história da salvação. Sem a presença de São José, o mistério da infância de Jesus e a vida da Virgem Maria seriam inexplicáveis e surreais”, explica o autor, Frei Patrício.

Além disso, entre cada proposta de reflexão, o livro conta com trechos da carta “Patris corde” do Papa Francisco, em sintonia com a espiritualidade do mês.

“Caminhando com São José” é uma publicação da Angelus Editora em coedição com a Editora Canção Nova.

Ano de São José

No dia 8 de dezembro de 2020, para celebrar os 150 anos da declaração do Esposo de Maria como Padroeiro da Igreja Católica, o Papa Francisco convocou o "Ano de São José" com a Carta apostólica “Patris corde – Com coração de Pai”. No texto, o Pontífice convocou um ano especial dedicado a São José.

Fazendo um paralelo com os grandes impactos da pandemia no mundo, o Papa quis chamar a atenção para a importância das pessoas consideradas “comuns”, às quais são corresponsáveis por grandes projetos e que revelam o seu protagonismo diariamente. Ainda frisou a característica de “pai do acolhimento”, exercida por São José, que se coloca à disposição para acolher Maria “sem condições prévias”.

O Ano de São José segue até o próximo dia 8 de dezembro de 2021 e durante este período, a Igreja Católica concederá indulgências de acordo com as condições estabelecidas pela Penitenciária Apostólica.

Confira também: