A Basílica da Sagrada Família em Barcelona retoma as suas obras com um objetivo claro: terminar a Torre da Virgem Maria com a colocação da estrela de doze pontas antes do final de 2021.

Depois de concluída, esta torre será a segunda mais alta da Basílica, com 138 metros de altura. Segundo informou o delegado presidente do Conselho de Construção deste monumental edifício sagrado projetado pelo brilhante arquiteto catalão Antoni Gaudí, as obras da torre estão bem avançadas. Só falta a parte final da torre, embora se trate de uma fase delicada de construção.

Segundo o site da Arquidiocese de Barcelona, ao concluir as obras, a torre estará composta por três partes: “Em primeiro lugar, e em ordem crescente, está a coroa. É um elemento de pedra de 6 metros de altura, e que termina com doze estrelas de ferro forjado. As estrelas circundam a parte inferior do terminal de forma ascendente”.

Em seguida, “o “fuste” ou lanterna, que corresponde à parte central do terminal, tem 18 metros de altura. Definida pela geometria de um hiperboloide, termina em três braços que sustentam a estrela. Toda a sua superfície exterior é feita de mosaico de tons de branco e azul”.

Por fim, “a estrela é o elemento final da torre. Quanto às suas dimensões, tem um diâmetro de 7,5 metros e um total de 12 pontas. Todas as faces são de vidro texturizado e são iluminadas por dentro”.

Em todo caso, o ritmo de construção e cumprimento dos prazos até a tão esperada colocação da Estrela de Maria dependerá da evolução da pandemia do coronavírus. Se a situação de saúde piorar, as obras terão que ser interrompidas novamente.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: