A comunidade beneditina da Abadia de Santo Domingo de Silos, Burgos, Espanha, está em uma situação "delicada", pois vários monges testaram positivo para a Covid-19. Os monges ficaram mundialmente conhecidos na década de 90 por gravarem CDs com os cantos das suas orações, revitalizando e popularizando o canto gregoriano.

Em um comunicado divulgado pela Abadia, consta que “vários membros da nossa comunidade tiveram resultados positivos para Covid-19. A situação é delicada. Estamos muito gratos pela dedicação do pessoal de saúde, bem como pelas inúmeras expressões de apoio e carinho que estamos recebendo”.

“Embora não possamos nos reunir para celebrar juntos a oração cantada, como é típico de nossa vocação monástica, permanecemos unidos na oração individual e na esperança cristã, confiando a Deus nossos irmãos doentes e aqueles que sofrem as consequências desta terrível pandemia”, finaliza o comunicado.

A Abadia de Silos é uma das mais importantes da Espanha pela sua história e seu peso cultural e espiritual. Seu claustro é uma das obras-primas da arte românica espanhola, e os monges alcançaram fama mundial por seus esforços pela conservação e revitalização do canto gregoriano.

Embora as primeiras referências ao Mosteiro de Silos sejam do ano 954, a atual abadia data do século XI após a destruição do anterior mosteiro pelos muçulmanos. Foi o monge Santo Domingo Manso, canonizado em 1076, que ergueu o novo edifício de 1041.

Desde então, a Abadia de Santo Domingo de Silos tornou-se um centro espiritual, cultural e político do reino de Castela.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: