O Papa Francisco encorajou o trabalho da Cúpula de Adaptação ao Clima por meio de uma mensagem de vídeo dirigida pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

Na mensagem de vídeo, o Cardeal Parolin envia as saudações do Papa aos participantes e assegura a proximidade do Santo Padre, assim como "seu apoio e encorajamento nestes dias de intenso esforço para um resultado fecundo desta Cúpula de Adaptação ao Clima".

Os trabalhos da cúpula acontecerão nos dias 25 e 26 de janeiro on-line.

Além disso, o Cardeal Parolin citou a encíclica Laudato Si do Papa Francisco para lembrar que a mudança climática "é um problema global com graves dimensões ambientais, sociais, econômicas, distributivas e políticas, que representam um dos principais desafios atuais para a humanidade".

Nesta linha, o Secretário de Estado do Vaticano destacou “a necessidade urgente de agir com rapidez, em um contexto de ética, equidade e justiça social” porque “é um problema não só no âmbito da tecnologia, mas também uma questão de padrões de consumo, educação e estilos de vida”.

Além disso, o purpurado advertiu que “as principais consequências negativas das mudanças climáticas tendem a afetar os mais vulneráveis: os pobres e as gerações futuras”.

Por isso, é necessário “o desenvolvimento de uma estratégia abrangente e compartilhada de longo prazo, baseada em compromissos precisos, capazes de definir e promover um novo modelo de desenvolvimento e construída sobre o vínculo sinérgico entre a luta contra a mudança climática e a luta contra a pobreza" já que "nada pode ser alcançado trabalhando sozinho” e “a pandemia de Covid-19 demonstra isso muito bem”, advertiu Parolin.

“Que possamos fazer da resposta à mudança climática uma oportunidade para melhorar as condições gerais de vida, saúde, transporte, energia e segurança, e para criar novas oportunidades de emprego. Esta tarefa é difícil e complexa, mas sabemos que temos a liberdade, a inteligência e a capacidade de orientar e dirigir a tecnologia e colocá-la a serviço de outro tipo de progresso: mais humano, social e integral. demonstrar que temos a vontade política e a motivação para realizar este empreendimento de futuro”, exortou.

Por último, o Cardeal Parolin destacou que “estamos diante de um desafio transcendental em benefício do bem comum” por isso “não temos outra alternativa senão fazer todo o possível para dar uma resposta coletiva responsável e sem precedentes, destinada a trabalhar juntos na construção da nossa casa comum”.

“Em nome de Sua Santidade, o Papa Francisco, expresso os meus melhores desejos para os trabalhos desta Cúpula sobre a adaptação ao clima, na esperança de que sejam fecundos e satisfatórios”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: