O Papa Francisco nomeou três novos consultores para a Congregação para a Doutrina da Fé, segundo informou a sala de imprensa da Santa Sé, em 25 de janeiro.

Os três novos consultores são: Mons. Antonio Pitta, pró-Reitor da Pontifícia Universidade Lateranense; Pe. Luca Ezio Bolis, professor da Faculdade Teológica da Itália do Norte e Pe. Alessandro Clemenzia, professor da Faculdade Teológica da Itália Central.

A Congregação para a Doutrina da Fé, originalmente chamada de Sagrada Congregação da Romana e Universal Inquisição, foi fundada por Paulo III, em 1542, com a Constituição "Licet ab initio", para defender a Igreja das heresias. É a mais antiga das nove Congregações da Cúria.

Em 1908, o Papa São Pio X mudou seu nome para Sagrada Congregação do Santo Ofício. Finalmente, em 1965, recebeu o nome atual sob o pontificado de Paulo VI.

Atualmente, o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé é o Cardeal Luis Ladaria Ferrer.

Segundo descreve a Constituição Apostólica “Pastor bonus”, a tarefa própria da Congregação para a Doutrina da Fé é “promover e tutelar a doutrina sobre a fé e os costumes em todo o mundo católico: é portanto da sua competência tudo o que de qualquer modo se refira a essa matéria”.

A Congregação tem três seções distintas: a seção doutrinal, a seção disciplinar e a seção matrimonial.

Confira também: