O Papa Francisco não celebrou a Santa Missa na Basílica de São Pedro neste dia 24 de janeiro, Domingo da Palavra de Deus, por causa da dor devido “novamente a uma ciatalgia”.

Em nota divulgada no sábado, 23 de janeiro, Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, destacou que, devido “novamente a uma ciatalgia, a celebração de amanhã de manhã no Altar da Cátedra da Basílica Vaticana não será presidida pelo Santo Padre, mas por Sua Excelência Dom Rino Fisichella”.

Bruni disse que também “o encontro com o Corpo Diplomático na segunda-feira, 25 de janeiro, foi adiado”.

A oração das Vésperas no encerramento da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que o Papa Francisco planejou presidir em 25 de janeiro, será “presidida por Sua Eminência o Cardeal Kurt Koch”, acrescentou Bruni.

“O Papa Francisco seguirá dirigindo o Ângelus na Biblioteca do Palácio Apostólico amanhã às 12h, como planejado”, disse Bruni no comunicado de 23 de janeiro.

As dores ciáticas causaram recentemente ao Santo Padre a impossibilidade de presidir às celebrações programadas para 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro de 2021.

De acordo com o MedlinePlus, um serviço de informações da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos, "a ciatalgia é um sintoma de um problema com o nervo ciático, o nervo mais longo do corpo".

“Esse nervo controla os músculos da parte posterior do joelho e da perna e proporciona sensações na parte posterior da coxa, em parte da perna e na sola do pé”, explica.

“Quando se tem ciatalgia, sente-se dor, fraqueza, dormência ou formigamento. Pode começar na região lombar e estendr-se até as pernas, panturrilhas, pés e até os dedos dos pés. Geralmente afeta apenas um lado do corpo”, acrescenta MedlinePlus.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: