Frente à crise sanitária causada pela pandemia de Covid-19 no Brasil, sobretudo em Manaus (AM) onde chegou a faltar oxigênio para pacientes internados, o presidente do Conselho Episcopal Latinoamericano  (CELAM), Dom Miguel Cabrejos, expressou sua solidariedade à população local e fez um apelo às autoridades para agirem com “devida diligência” no combate à doença.

Em uma carta enviada ao presidente da CNBB, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Dom Cabrejos fez “eco” ao “urgente chamado” da Igreja no Brasil “à ação imediata das autoridades governamentais” brasileiras a fim de que atuem “com a devida diligência, rapidez e eficiência diante da disseminação do contágio da Covid-19 no Brasil, especialmente em Manaus”.

O Prelado peruano afirmou que ouviu “com muita atenção” o pedido de representantes da Igreja no Brasil para que as autoridades “não deixem o povo entregue à sua sorte e ajam com prontidão”, bem como a “invocação à ação solidária de todos os atores sociais”.

Em seguida, o presidente do CELAM afirma respaldar “plenamente” quando os representantes da Igreja no Brasil manifestam “a necessidade de aplicar os devidos protocolos com sumo cuidado e responsabilidade para enfrentar a pandemia, assim como seu chamado à mudança de estilo de vida”.

“Sem dúvida, a atenção preferencial deve estar nas pessoas mais vulneráveis, os pobres, os povos originários e os setores mais desprotegidos de Manaus e da sociedade brasileira”, acrescentou.

Por fim, Dom Cabrejos recorda as palavras do Papa Francisco na carta encíclica Fratelli Tutti, na qual afirma que todos são chamados por Deus a ser uma fraternidade aberta. Trata-se, segundo ele, de um chamado a “reconhecer e amar cada pessoa com um amor sem fronteiras, sem limites, que vai ao encontro e é capaz de superar qualquer distância de qualquer espécie”.

Confira também: