Uma explosão destruiu quatro andares de um edifício pertencente à Paróquia ‘Virgem de la Paloma’, na rua Toledo, no centro de Madri. O prédio ficou parcialmente destruído.

A explosão se deu devido a um vazamento de gás e ocorreu por volta das 15h00 (hora local da Espanha). Afetou o lar de idosos ‘Los Nogales’, administrado pela paróquia, juntamente com o Colégio de La Salle, localizado na propriedade vizinha.

Segundo afirmaram fontes da Arquidiocese citadas por Telemadrid, a explosão ocorreu no momento em que a caldeira do prédio estava sendo reparada.

O edifício paroquial acolhia os salões e quartos dos sacerdotes da paróquia da ‘Virgem de la Paloma’.

Ao menos três pessoas faleceram, entre elas, o técnico, pai de 4 filhos, que estava consertando a caldeira. O edifício segue pegando fogo no momento porque a intervenção dos bombeiros não é possível devido ao risco de novas explosões.

‘Emergencias Madrid’ informou que há vários feridos. Um deles é um sacerdote da paróquia que foi encaminhado ao hospital. Também há um leigo desaparecido.

Não há feridos entre os funcionários ou residentes do lar de idosos, confirmou o diretor da instituição a Televisión Española. Também não há vítimas entre os alunos ou professores do Colégio de La Salle, cujo pátio estava fechado devido aos efeitos da tempestade que há dias atinge a capital da Espanha.

O Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro, foi à região para consolar os fiéis da paróquia ‘de La Paloma’ e, segundo assinalou em uma mensagem divulgado em seu perfil oficial do Twitter, reza “pela comunidade cristã nesse momento de dificuldade e peço pelas vítimas”.

Diversos vizinhos, entre eles idosos do lar, estão refugiados em cafeterias do bairro. A explosão afetou outros edifícios próximos, quebrando vidros e com desprendimento de destroços. Várias unidades da polícia e do corpo de bombeiros se deslocaram para a região.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também:

Mais em