Os católicos e judeus na Polônia comemoraram no domingo, 17 de janeiro, o Dia Anual do Judaísmo com salmos, música e oração em silêncio.

O evento principal aconteceu no Cemitério Judaico de Bródno, em Varsóvia, um dos maiores cemitérios judaicos do mundo, onde cerca de 320 mil pessoas estão enterradas.

Os católicos poloneses observam o Dia do Judaísmo desde 1998. Em 2021, o dia foi comemorado com uma Liturgia da Palavra Comum, seguida de comentários de líderes católicos e judeus.

A leitura foi tirada do Livro do Deuteronômio, no qual se baseou o lema da comemoração deste ano: “Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem, e a morte com o mal”.  

O Salmo 130, um dos salmos penitenciais, também foi lido no culto. Primeiro foi lido em Polonês e depois cantado em hebraico. Também houve tempo para a oração em silêncio.

A oração terminou com um concerto. A música da banda de Symcha Keller se entrelaçou com histórias sobre membros das comunidades judaicas polonesas históricas e atuais.

Esteve presente o Bispo de Warszawa-Praga, Dom Romauld Kamiński; bem como Michael Schudrich, o rabino principal da Polônia.

Segundo um comunicado de imprensa da Conferência Episcopal Polonesa, o Rabino Stas Wojciechowski assinalou em sua reflexão que é costume ler a passagem do Deuteronômio no Ano Novo Judaico, “um tempo para resumir como usamos nossa liberdade, se escolhemos a vida ou a morte".

“O rabino enfatizou que na liturgia da sinagoga essas palavras devem ser interpretadas no contexto da conversão, isto é, enquanto uma pessoa estiver viva, pode se converter”, disse o comunicado.

Dom Kamiński relacionou a leitura com a pandemia do coronavírus e os pensamentos sobre a vida e a morte. O Prelado “enfatizou que ouvir a Palavra de Deus é um privilégio, mas surge a pergunta: estou escutando Deus falando comigo? Tem a oportunidade de se comunicar comigo hoje com a sua palavra?".

O Dia do Judaísmo ocorre no início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que é celebrada anualmente de 18 a 25 de janeiro. Na Polônia, a Igreja Católica também celebra um Dia do Islã no final da semana ecumênica.

Organizado pelo Episcopado Polonês, o Dia do Judaísmo "visa o diálogo inter-religioso e ajuda a descobrir as raízes do Cristianismo", disse a declaração dos bispos.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: