Na semana passada, nove bispos católicos morreram em todo o mundo após testar positivo para Covid-19.

Entre 8 e 15 de janeiro, bispos de três continentes morreram por causa do coronavírus. Os bispos falecidos tinham entre 53 e 91 anos. Cinco dos bispos morreram na Europa, onde uma nova variedade de coronavírus levou muitos países a implementar mais restrições.

Quatro bispos morreram no mesmo dia, 13 de janeiro: o Bispo de Glasgow (Escócia), Dom Philip Tartaglia, que tinha 70 anos; o Bispo de Monze (Zâmbia), Dom Moses Hamungole, falecido aos 53 anos; o Bispo de Fano (Itália), Dom Mario Cecchini, de 87 anos; e o Arcebispo Emérito do Rio de Janeiro (RJ) Cardeal Eusébio Oscar Scheid, de 88 anos.

Dom Tartaglia testou positivo para Covid-19 depois do Natal e se isolou, mas a Arquidiocese de Glasgow enfatizou que a causa de sua morte ainda não estava clara.

Os sinos tocaram em toda a diocese colombiana de Santa Marta, no dia 12 de janeiro, em homenagem a Dom Luis Adriano Piedrahita Sandoval, de 74 anos, falecido no dia 11 de janeiro por complicações da Covid-19. O bispo de Trujillo (Venezuela), Dom Cástor Oswaldo Azuaje, de 69 anos, foi o primeiro bispo da Venezuela a morrer após contrair o vírus, em 8 de janeiro.

O Bispo da Eparquia greco-católica de Cluj-Gherla (Romênia), Dom Florentin Crihalmeanu, faleceu no dia 12 de janeiro, aos 61 anos. Sua eparquia o recordou como "uma alma diligente, mansa e humilde".

O Bispo emérito de Zielona Góra-Gorzów (Polônia), Dom Adam Dyczkowski, faleceu no dia 10 de janeiro, aos 88 anos, e o Arcebispo italiano, Dom Oscar Rizzato, faleceu aos 91, no dia 11 de janeiro.

O Papa Francisco expressou suas condolências pela morte do Cardeal Scheid em um telegrama em 14 de janeiro.

“Ofereço fervorosas preces para que o acolha na sua felicidade eterna e console pela esperança na ressurreição a todos quantos lamentam a perda do seu amado pastor”, escreveu o Papa.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: