Em 14 de janeiro, os fiéis que moram na cidade de Qaraqosh, um dos lugares cristãos mais importantes da planície de Nínive, no norte do Iraque, celebraram a colocação de uma imagem de Nossa Senhora na torre do sino da Igreja Siro-Católica dedicada à Mãe de Deus.

Crédito: Ankawa.com

Este local foi destruído por terroristas muçulmanos do Estado Islâmico (ISIS) durante a ocupação iniciada em agosto de 2014.

Naquela ocasião, os terroristas incendiaram o templo e destruíram todos os símbolos cristãos em seu interior. A estrutura foi reconstruída nos últimos anos, graças ao esforço e empenho de toda a comunidade local.

Em declarações a Asia News, Pe. Paul Thabit Mekko, responsável pela comunidade cristã de Karamles, onde se encontra o templo, indicou que “a torre do sino desta igreja, a maior da Planície de Nínive, foi destruída no momento da libertação; usaram um míssil ou uma bomba, não sabemos exatamente”.

“Restou apenas uma parte da torre sineira, que foi reconstruída e, como novidade, decidiu-se colocar no topo uma estátua da Santíssima Virgem, como fizemos há dois anos em Karamles”, explicou o sacerdote.

Crédito: Ankawa.com

Pe. Thabit Mekko disse que os cristãos locais preferem chamar a igreja por seu nome aramaico, Bakhdida, e que está dedicada "à Imaculada, a Maria Puríssima". É por isso que “no momento da reconstrução decidiu-se colocar uma estátua ali”.

A imagem foi realizada por "um artista cristão local, um escultor chamado Thabit Michael que anteriormente fez uma estátua da Virgem para a Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bagdá", onde a Al Qaeda perpetrou um massacre em 2010.

Em agosto de 2014, o ISIS invadiu Qaraqosh destruindo casas, igrejas, a biblioteca e outros pontos importantes da cidade. Dezenas de milhares de famílias tiveram que fugir de suas casas às pressas.

A cidade foi libertada em 2016. Em seu regresso - que ainda não foi concluído - as famílias encontraram sinais de saques e devastação. No entanto, graças aos esforços de instituições de caridade cristãs e da Igreja Católica Síria, a biblioteca foi reaberta em setembro do ano passado.

Pe. Thabit Mekko disse ainda que “a evangelização em nossa terra, que aguarda a visita do Papa Francisco” em meio a dúvidas e incertezas, “envolve também a arte, que é fundamental para manter a identidade”.

“Nosso Thabit Michael não é apenas um verdadeiro artista, mas também um cristão devoto de sua terra, e ele quer que também ela reviva através de suas obras. Ele é o autor da estátua da Virgem na igreja mais antiga e importante de Mosul, que todos esperamos reconstruir após a devastação causada pelo ISIS”, afirmou.

Depois de constatar que a situação atual na cidade é calma embora existam alguns movimentos que não são preocupantes, o padre disse que a verdadeira preocupação é "a inflação, a alta dos preços e a relação entre o dólar e a moeda local".

“Tudo isto torna a tarefa de reconstrução muito mais difícil e representa mais um incentivo à fuga dos jovens, que não veem novas perspectivas”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também:

Mais em