O Papa Francisco animou a participar dos atos da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que começa amanhã, segunda-feira, 18 de janeiro, e rezar para que se cumpra o desejo de Jesus: "Que todos sejam um".

Ao concluir a oração do Ângelus do domingo, 17 de janeiro, o Santo Padre recordou que “amanhã é um dia importante: tem início a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Este ano, o tema refere-se à advertência de Jesus: ‘Permanecei no meu amor e produzireis muito fruto’".

Este lema está inspirado em uma passagem do Evangelho de São João, que trata sobre a videira, os ramos e a importância de estarmos unidos no amor de Deus.

Especificamente, baseia-se no texto de João 15,1-17, que reflete a vocação à oração, à reconciliação e à unidade da Igreja e de toda a família humana.

O Bispo de Roma destacou que “na segunda-feira, 25 de janeiro, concluiremos com a celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo fora-dos muros, juntamente com os representantes das outras comunidades cristãs presentes em Roma. Nestes dias rezamos juntos para que se cumpra o desejo de Jesus: ‘Que todos sejam um’. A unidade, que é sempre superior ao conflito”, foram as palavras do Pontífice.

Este ano, o Conselho Ecumênico das Igrejas e o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos encomendaram os materiais de oração para esta semana à comunidade monástica feminina de Grandchamp, Suíça.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: