O Papa Francisco expressou novamente suas condolências pelos falecidos , feridos e afetados no recente terremoto ocorrido na ilha de Celebes (Sulawesi), na Indonésia, onde morreram mais de 40 pessoas.

Ao concluir a oração do Ângelus deste domingo, 17 de janeiro, o Pontífice expressou sua proximidade com a população atingida pelo forte terremoto de 6,2. “Rezo pelos falecidos, pelos feridos e por aqueles que perderam a casa e o trabalho. Que o Senhor os console e apoie os esforços daqueles que estão comprometidos em levar socorro”.

Esta é a segunda vez que o Santo Padre expressa sua dor pelas consequências do terremoto de Sulawesi, ocorrido em 14 de janeiro, que, além das mortes e centenas de feridos, já causou mais de 15 mil deslocados.

Em 15 de janeiro, o Papa enviou ao Núncio Apostólico na Indonésia um telegrama expressando sua solidariedade para com os afetados e suas orações. Além disso, destacou que oferecia ânimo às autoridades civis e aos envolvidos nos esforços de resgate.

O terremoto ocorreu às duas da manhã e durou entre cinco e sete minutos. O terremoto foi precedido, doze horas antes, por um movimento de terra de 5,9 graus.

O terremoto afetou, principalmente, as cidades de Mamuju e Majene, e as cidades vizinhas. De acordo com as autoridades, pelo menos 300 casas e outros edifícios ficaram seriamente danificados.

Por outro lado, durante a oração do Ângelus, o Papa também expressou sua solidariedade pelas vítimas da queda de avião ocorrida também na Indonésia no sábado, 9 de janeiro. O avião da Sriwijaya Air caiu no Mar de Java com 62 pessoas a bordo e não houve sobreviventes.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: