Por mais de uma década, a especialista em moda de Portugal, Isabel Cantista, tem trabalhado na indústria da moda procurando aproximar as pessoas a Deus, agora incentiva aqueles que decidem seguir este caminho a fazer a diferença com a inspiração da Virgem Maria.

Cantista é professora de marketing e inovação da Universidade Lusíada do Porto e membro do Painel de Especialistas da Agência Executiva para a Competitividade e Inovação da Comissão Europeia.

Em uma entrevista ao National Catholic Register, destacou que a moda é “uma ferramenta poderosa em termos de comunicação, tanto em nível individual como social”, onde a imagem de uma pessoa afeta a opinião que se tem sobre ela.

“A moda é comunicação. Somos todos únicos. Deus não nos criou apenas para nos vestir de preto e com uma camiseta. Somos todos diferentes na maneira de nos vestir, de acordo com a nossa aparência e estilo de vida. A moda real olha nossos pontos fracos e fortes para que possamos nos converter em artistas, expressando a beleza de Deus através de nossos corpos”, indicou.

Cantista assegurou que a partir de seu trabalho busca reunir “outras pessoas do mundo acadêmico e da indústria que possam fazer a diferença, promovendo modas mais positivas que aproximam as pessoas do que é Deus: Beleza e Bondade”.

Além disso, ressaltou que a sua maior inspiração é a Virgem Maria, que tem uma “presença simples e bela ao mesmo tempo”.

“Pela Bíblia, sabemos que a túnica de Jesus era sem costuras, e isso significa que foi feita com cuidado. Portanto, provavelmente Jesus tinha muito pouco para vestir: uma túnica branca, um par de sandálias; mas sua túnica foi provavelmente feita por sua mãe, e essa foi a razão pela qual não foi rasgada" na crucificação, acrescentou.

Como católica, Cantista assegurou que há uma dimensão espiritual na indústria da moda, uma vez que o ser humano possui dois aspectos que o distinguem das outras espécies, a estética e a ética.

“Isso significa que somos os únicos seres vivos que podem sentir emoções fortes, uma mistura de alegria e admiração, quando estamos diante de algo belo. E, ao mesmo tempo, somos os únicos seres capazes de realizar os propósitos de nossas ações e de determinar se queremos persegui-las ou não. Não há outra indústria, além da moda, na qual possamos 'tocar' essas duas características de forma tão poderosa”, afirmou.

O especialista indicou que a moda tem múltiplas dimensões, que não só englobam a misericórdia de “vestir o nu”, mas vai além, englobando a beleza e o cuidado de si, dos outros e do planeta.

Do mesmo modo ressaltou que “nunca encontrei tantas dificuldades de outra natureza para superar como em projetos que têm a ver com moda”.

“Às vezes digo às pessoas com quem trabalho que quase posso ver a mão do diabo tentando me impedir. Mas então, no final, vejo milagres. Por isso estou convencida de que Deus quer mais gente boa trabalhando na indústria da moda”, acrescentou.

“Somos chamados a fazer do mundo o que deveria ser. Uma abordagem negativa do mundo significa que nos recusamos a entrar em certos tipos de ambientes, como a moda. Mas eu digo: vá em frente. Seja coerente. Confie em Deus. Faça o que fizer no mundo da moda, certamente fará a diferença, pois Nossa Senhora, nossa Mãe, estará sempre com você”, concluiu.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: