O secretário pessoal do Papa Emérito Bento XVI e Prefeito da Casa Pontifícia, Dom Georg Gänswein, incentivou os jornalistas católicos a agir com a coragem da fundadora da EWTN, Madre Angélica.

Ao celebrar a Santa Missa em 4 de janeiro na Basílica de São Pedro, Dom Gänswein também encorajou aqueles que trabalham na mídia católica a transmitir "a essência da mensagem cristã" no espírito do artista renascentista Michelangelo.

“Ao fazer isso, imitem Madre Angélica e Michelangelo. Sejam corajosos como a Madre Angélica! E busquem as estrelas como Michelangelo”, disse o Prelado.

Madre Angélica começou a transmitir de uma garagem adaptada em Birmingham, Alabama, Estados Unidos, em 1981. Na época de sua morte, em 2016, a EWTN havia se tornado a maior rede de mídia religiosa do mundo.

A Missa, que contou com a presença de funcionários da EWTN, aconteceu na Capela da Misericórdia, que alberga a famosa escultura da Virgem Maria de Michelangelo acolhendo Jesus Cristo nos braços após a crucificação. O artista esculpiu a imagem em mármore de Carrara entre 1498 e 1499.

Ao se referir à Pietá, o Arcebispo Gänswein destacou que “o ato criativo do escultor é a eliminação de tudo o que é desnecessário, como vemos aqui. Nesse aspecto, os escultores são particularmente semelhantes a Deus, que muitas vezes apenas tira o que é desnecessário para criar algo novo”.

“Michelangelo também retirou todo o supérfluo do bloco de mármore de Carrara, onde esta escultura ficou escondida durante milhões de anos. Nesse sentido, essa maravilha apenas precisava ser liberada. Foi, por assim dizer, a essência invisível neste bloco de mármore cru que Michelangelo reconheceu e exibiu com seu gênio”, destacou.

Dom Gänswein exortou os jornalistas católicos a imitar o foco de Michelangelo na escultura, omitindo "tudo o que é desnecessário em suas reportagens que são compartilhadas por todos os meios de comunicação" e incentivou a continuar "alcançando a essência da mensagem cristã".

“Porque em todas as notícias sobre a Terra, sobre todas as tragédias, catástrofes, guerras ou pandemias, a essência mais importante é sempre a boa notícia da Encarnação de Deus em Jesus Cristo”, acrescentou.

O Prelado pediu que nunca deixassem de transmitir esta mensagem "sobre qualquer coisa e de expor a beleza desta notícia da melhor maneira possível".

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: