Durante a oração do Ângelus do domingo, 27 de dezembro, o Papa Francisco anunciou a celebração de um Ano da Família por ocasião do quinto aniversário da Exortação Apostólica Amoris laetitia sobre o amor na família.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, encarregado de promover esta iniciativa do Pontífice, anunciou, em um documento explicativo, algumas atividades que acontecerão.

Em primeiro lugar, acontecerá um fórum intitulado “A que ponto estamos com Amoris laetitia? Estratégias para a aplicação da exortação apostólica do Papa Francisco”. Será de 9 a 12 de junho de 2021 com a participação dos responsáveis da pastoral familiar das Conferências Episcopais, Movimentos eclesiais e Associações Internacionais de Família.

Uma segunda iniciativa é o projeto "10 Vídeos Amoris laetitia", onde o Santo Padre "explicará os capítulos da exortação apostólica, junto com as famílias que testemunharão alguns aspectos de sua vida diária. A cada mês será lançado um vídeo para despertar o interesse pastoral pela família nas dioceses e paróquias de todo o mundo”.

Outra atividade promovida pelo Dicastério se chama “#IamChurch”. Consiste na “divulgação de alguns vídeos com testemunhos sobre o protagonismo eclesial e a fé das pessoas com deficiência”.

Uma quarta iniciativa será “Caminhando com as famílias”, “12 propostas pastorais concretas para caminhar com as famílias, inspiradas pela Amoris laetitia”.

Outra iniciativa visa o X Encontro Mundial das Famílias, a realizar-se em Roma em 2022. “As dioceses e as famílias de todo o mundo são convidadas a divulgar e aprofundar as catequeses que serão distribuídas pela diocese de Roma e a empenhar-se em iniciativas pastorais” nesse sentido.

Por fim, haverá uma jornada para os avós e os idosos.

Além disso, serão divulgados “subsídios de espiritualidade familiar, de formação e ação pastoral sobre a preparação para o matrimônio, a educação dos jovens para a afetividade, sobre a santidade dos casais e das famílias que vivem a graça do sacramento em sua vida diária".

Além disso, "serão organizados simpósios acadêmicos internacionais para aprofundar os conteúdos e as implicações da exortação apostólica em relação a temas de grande atualidade que dizem respeito às famílias em todo o mundo".

Todas estas atividades, especificadas no documento do Dicastério, são dirigidas "a todas as comunidades", que são convidadas a "participar e tornar-se protagonistas de outras propostas a serem implementadas na própria Igreja local (diocese, paróquias, comunidades eclesiais)”.

Segundo explica o documento informativo do Dicastério, o Ano da Família terá 5 objetivos: Difundir o conteúdo da exortação apostólica Amoris laetitia; anunciar que o sacramento do matrimônio é uma dádiva; tornar as famílias protagonistas da pastoral familiar; conscientizar os jovens sobre a importância da formação à verdade do amor; alargar o olhar e a ação da pastoral familiar.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: