O Papa Francisco expressou neste dia 24 de dezembro seu desejo de visitar o Líbano "o quanto antes" e o Sudão do Sul "no devido tempo quando as coisas voltarem à normalidade".

O Santo Padre manifestou este desejo em duas mensagens enviadas nesta quinta-feira.

No texto dirigido ao Cardeal Béchara Boutros Raï, Patriarca de Antioquia dos Maronitas, presidente da Assembleia dos Patriarcas e Bispos católicos do Líbano, o Pontífice manifestou seu desejo de ir a este país do Oriente Médio.

"O afeto ao querido povo libanês, que pretendo visitar o quanto antes”, disse o Papa na carta, na qual expressou sua solidariedade a este país que enfrenta nos últimos meses uma grave crise política, econômica e sanitária devido à pandemia Covid-19. Além disso, em 4 de agosto, uma explosão no porto de Beirute destruiu grande parte da capital libanesa.

Da mesma forma, em uma carta conjunta dirigida aos líderes do Sudão do Sul, Francisco reiterou seu desejo de visitar este país africano quando a situação permitir.

Trata-se da mensagem de Natal aos líderes políticos deste país assinada de forma conjunta pelo Papa Francisco, pelo Arcebispo de Canterbury, Justin Welby, e pelo Moderador da Igreja da Escócia, Martin Fair.

No texto, recordam aos líderes políticos os compromissos assumidos no Vaticano em abril de 2019, “conduzir seu país a implementar o acordo de paz harmoniosamente, e nosso compromisso de visitar o Sudão do Sul no devido tempo quando as coisas voltarem à normalidade".

Em fevereiro deste ano, os ex-rivais do Sudão do Sul formaram um governo de unidade nacional após anos de guerra civil, cujas consequências ainda afetam o país africano.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: