A sala de imprensa da Santa Sé confirmou que em consideração às novas restrições na Itália devido à COVID-19, o Papa Francisco dará a Bênção “Urbi et Orbi” do dia de Natal em privado e não diante dos fiéis reunidos na Praça de São Pedro.

No dia 25 de dezembro, Solenidade do Natal do Senhor, o Papa Francisco pronunciará a mensagem de Natal e concederá a “Bênção Urbi et Orbi” na Sala das bênçãos e não da sacada central da fachada da Basílica Vaticana. Modo semelhante ao da Páscoa passada.

Além disso, durante todo o Tempo do Natal, o Santo Padre rezará o Ângelus novamente da biblioteca do Palácio Apostólico do Vaticano e não da sacada diante das pessoas presentes na praça.

Nesse sentido, o comunicado do Vaticano informou que na festa de Santo Estêvão, 26 de dezembro; no domingo, 27 de dezembro; na Solenidade da Mãe de Deus, 1º de janeiro de 2021; no domingo, 3 de janeiro; e na Solenidade da Epifania, 6 de janeiro, o Ângelus será recitado na Biblioteca.

Ainda não se sabe se no dia 25 de dezembro e nos dias seguintes a Praça de São Pedro estará fechada ou se a oração do Santo Padre será transmitida ao vivo pelos telões colocados na praça.

Novas restrições na Itália

Devido ao aumento das infecções por COVID-19, de 24 de dezembro a 6 de janeiro, todo o território italiano terá maiores restrições, portanto a população não poderá se deslocar entre cidades ou regiões e deverá ficar em casa o máximo possível. O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, informou à população sobre essas novas medidas na última sexta-feira, 18 de dezembro.

Sob as novas restrições, nos feriados públicos - Natal e Santo Estêvão, 1º de janeiro e Epifania – será possível ir à Missa regularmente em toda a Itália, mas os bispos italianos sugeriram que seria melhor levar consigo uma permissão de trânsito assinada.

O modelo de “auto certificação” é um documento previsto pelas autoridades italianas que indica a causa da viagem e especifica o trajeto da pessoa em caso de ter de sair de casa por motivos de necessidade, como trabalho, questões médicas, entre outros.

O Ministério do Interior italiano destacou em um comunicado que os locais de culto que podem ser frequentados "devem ser razoavelmente identificados entre os mais próximos" da casa.

Em 1º de dezembro, a Secretaria Geral do Episcopado Italiano reuniu-se em Conselho Permanente e acordou, entre outras questões, que a Missa da véspera de Natal fosse celebrada por volta das 20h, e não mais tarde como é o costume na Itália, para que os fiéis possam voltar a suas casas antes das 22h e não desrespeitem o toque de recolher imposto pelas autoridades em todo o país.

De acordo com o novo decreto - lei 172, todo o território italiano será uma "zona vermelha" nos dias 24, 25, 26, 27, 31 de dezembro de 2020, e nos dias 1, 2, 3, 5 e 6 de janeiro de 2021, e “zona laranja” em 28, 29, 30 de dezembro de 2020 e em 4 de janeiro de 2021.

Durante os dias que na Itália será a "zona laranja", os fiéis poderão ir livremente a qualquer lugar sagrado da cidade de residência. Caso a cidade não tenha mais de 5 mil habitantes, será possível sair a outras cidades a uma distância menor de 30 km.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: